A REGULAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO

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Rodrigo Azevedo Lamosa
Jussara Marques de Macedo

Resumo

   Este artigo apresenta os resultados da pesquisa acerca da reforma gerencial na educação brasileira e seus desdobramentos sobre o trabalho docente. A pesquisa que se desdobrou neste artigo estabeleceu como referência empírica a implementação do gerencialismo no âmbito da rede de ensino do Rio de Janeiro, através da Gestão Integrada da Escola (GIDE). Para coleta de dados, utilizou-se de revisão de literatura e de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Conclui-se que existe uma relação de causalidade entre a implementação do novo modelo de gestão do trabalho e a intensificação dos processos de desprofissionalização e proletarização do trabalho docente. 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Rodrigo Azevedo Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    

Referências

ANTUNES, Ricardo. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

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