A REGULAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO
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Palavras-chave

Trabalho Docente
Reforma Gerencial
Gestão Integrada da Escola

Como Citar

Lamosa, R. A., & Macedo, J. M. de. (2015). A REGULAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 10(20), 361 a 381. https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2288

Resumo

   Este artigo apresenta os resultados da pesquisa acerca da reforma gerencial na educação brasileira e seus desdobramentos sobre o trabalho docente. A pesquisa que se desdobrou neste artigo estabeleceu como referência empírica a implementação do gerencialismo no âmbito da rede de ensino do Rio de Janeiro, através da Gestão Integrada da Escola (GIDE). Para coleta de dados, utilizou-se de revisão de literatura e de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Conclui-se que existe uma relação de causalidade entre a implementação do novo modelo de gestão do trabalho e a intensificação dos processos de desprofissionalização e proletarização do trabalho docente. 
https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2288
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Referências

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