ENSAIO VERSUS COMPETÊNCIA. O QUE PODE A ESCOLA HOJE?

Hubert Vincent

Resumo


O que pode a escola hoje: tornar possível o ensaio, ou mesmo forçar ao ensaio ou a iniciativa. Como procurarei mostrar, essa é uma velha resposta que nos vem de uma certa tradição francesa, ilustrada principalmente por Montaigne e Alain, mas à qual também Nietzsche e Dewey não são estranhos. Se ela merece ser retomada hoje, é para contrastar com a noção de competência, que, como sabemos, é a resposta contemporânea dominante para essa questão do que pode a escola. O texto se esforça, pois, em mostrar que essa noção de competência não é, de fato, pertinente para pensar a prática de todo educador, tanto quanto o é aquela de ensaio.

 


Palavras-chave


Competência. Ensaio. Prática do professor.

Texto completo:

PDF

Referências


ALAIN. Propos sur l'éducation. PARIS: PUF, 1986 (Reflexões sobre a educação. Trad. de Maria E. Mascarenhas. São Paulo: Saraiva, 2012.).

DEWEY, John. Démocratie et éducation. Paris: Armand Colin, 2011 (Democracia e educação. São Paulo: Ática, 2007.).

MONTAIGNE, Michel de. Les essais. Paris: Arléa, 1992 (Os ensaios. Trad. de Rosemary C. Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.).




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2334

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Contemporânea de Educação



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.