INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE OS DOCUMENTOS BRASILEIROS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

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Andrea Braga Moruzzi
Anete Abramowicz

Resumo

O artigo procura redimensionar o conceito de infância articulado ao de raça para compreender os modos de construção social da infância na contemporaneidade. Analisa a forma pela qual esses conceitos se apresentam e se articulam em documentos governamentais brasileiros dirigidos para educação infantil e de que maneira essas orientações são construídase se modificam ao longo dos anos. Observa-se que a maneira pela qual esses conceitos se apresentam nos documentos analisados produz efeitos sobre o currículo da educação infantil, com orientações para uma educação das relações étnico-raciais que são, majoritariamente, confluídas com a noção de diversidade, e não de diferença.

 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrea Braga Moruzzi, UFSCar.

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas -- DTPP -- UFSCar

Anete Abramowicz, UFSCar

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas -- DTPP -- UFSCar

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana. Tal infância: qual criança? In: Afirmando as diferenças - montando o quebra cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2a. Ed. Rio de janeiro: LTC, 1981.

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