Resumo
O artigo procura redimensionar o conceito de infância articulado ao de raça para compreender os modos de construção social da infância na contemporaneidade. Analisa a forma pela qual esses conceitos se apresentam e se articulam em documentos governamentais brasileiros dirigidos para educação infantil e de que maneira essas orientações são construídase se modificam ao longo dos anos. Observa-se que a maneira pela qual esses conceitos se apresentam nos documentos analisados produz efeitos sobre o currículo da educação infantil, com orientações para uma educação das relações étnico-raciais que são, majoritariamente, confluídas com a noção de diversidade, e não de diferença.
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana. Tal infância: qual criança? In: Afirmando as diferenças - montando o quebra cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2a. Ed. Rio de janeiro: LTC, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.. Brasília: MEC, SEB, 2009a. 2010.
BRASIL. Documento final CONAE. 2010. Disponível em: http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/documetos/documento_final.pdf. Acesso em: 15 jul. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006a.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Revista Contemporânea de Educação
