A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E SUAS REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR SUBSTITUTO

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Denise Bessa Leda

Resumo

Este texto apresenta algumas considerações sobre o trabalho precarizado dos professores substitutos e suas repercussões na subjetividade destes trabalhadores. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios do materialismo histórico-dialético e da Sociologia do Trabalho, além de pesquisa de campo com 9 professores substitutos de diferentes áreas do saber de uma universidade federal e 2 chefes de departamento da graduação. Os resultados apontaram para o trabalho do professor substituto enquanto um reflexo da reestruturação produtiva, permeado pela precarização e intensificação com diversos impactos na subjetividade deste docente.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Denise Bessa Leda, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Psicologia

Referências

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