Gestão democrática na Educação Infantil: desafios dos conselhos escolares

Priscila da Silva Cordeiro, Anelise Monteiro Nascimento

Resumo


Esta pesquisa investiga a democratização da escola de Educação Infantil a partir do Conselho Escolar (CE). Os conceitos de referência são: gestão democrática (Paro 2007);  política (Mouffe 2003; 2015) e poder (Foucault, 1995). As análise fundamentam-se o Ciclo de políticas (Ball; Mainardes, 2011). Para coleta da dados foram realizadas entrevistas (KRAMER, 2003) e análise das atas dos encontros de um CE. Conclui-se que os CE são uma prática recente, apesar do texto da política datar de 1996. As políticas que preconizam a gestão democrática têm buscado a descentralização do poder, que esbarra na hierarquia dos postos pré-fixados pela Secretaria de Educação para o CE, assim como na falta de uma formação que seja capaz de articular conhecimentos, dando suporte à atuação dos conselheiros. 


Palavras-chave


Políticas educacionais; gestão democrática; conselho escolar comunidade; Educação Infantil.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.26427

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