FORMAÇÃO HUMANA OU PRODUÇÃO DE RESULTADOS? TRABALHO DOCENTE NA ENCRUZILHADA

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Eneida Oto Shiroma
Olinda Evangelista

Resumo

A metáfora da “encruzilhada” foi usada por Fernando de Azevedo, nos anos de 1920, para obscurecer os diferentes interesses de classes sob o litígio “tradicionais e renovadores” e definir o sentido burguês da escola pública. A encruzilhada de classe, então elidida por Azevedo, permanece e a essencial relação Capital-Trabalho tem sido dissolvida na designação “rico e pobre”. O debate proposto refere-se à encruzilhada do trabalho docente: produção de resultados ou formação humana. Baseadas em análises de documentos educacionais de Organizações Multilaterais, do Aparelho de Estado e numa literatura nacional e internacional, problematizamos as políticas destinadas aos professores, como as de recrutamento, avaliação, formação e gestão. Objetivamos colaborar para o esforço de compreender o horizonte do trabalho docente: compromisso com a educação da classe trabalhadora, promoção da contrainteriorização do projeto burguês, desalienação, formação da consciência crítica nos cursos de formação docente e nas lutas sociais, construção de um projeto histórico a contrapelo das demandas capitalistas. Concluímos que os professores são combatidos porque podem ensinar crianças, jovens e adultos a pensar historicamente de modo que questionem as relações sociais capitalistas e possam se ver como arquitetos do futuro, tendo como norte outra ordem social. 

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, USFC

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado sanduíche emIndustrial Relations na London School of Economics And Political Sciences (1992). Realizou pós-doutoradona Universidade de Nottingham e na Univerisdade de Oxford. É Professora Titular da Universidade Federal deSanta Catarina e vice-líder do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO). Foi Coor-denadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC (2006-2008), Coordenadora do Fórum Sulde Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (2007-2008) e Editora Associada da RevistaPerspectiva (2011- 2012)

Olinda Evangelista, UFSC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação:História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga, PT. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federalde Santa Catarina e Voluntária no PPGE-CED-UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase emEducação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação docente, educação, política de educação e história da educação.

Referências

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