Antologia poética: um diálogo entre educação geográfica e língua portuguesa

Suelen Santos Mauricio, Juliana Radatz Kickhöfel, Rosa Elisabete Militz Wypyczynsky Martins

Resumo


O presente texto nasce do diálogo entre os componentes curriculares Geografia e Língua Portuguesa, que resultou em um projeto realizado no ano de 2018, com quatro turmas de 7o anos do Ensino Fundamental, em uma escola de Educação Básica em Florianópolis/SC. A proposta foi trabalhar a transdisciplinaridade em um movimento que envolveu os conteúdos de gêneros textuais, literatura e a Região Nordeste brasileira. O projeto se materializou com a leitura do primeiro capítulo da obra Vidas Secas, escrita por Graciliano Ramos e a produção de poesias com inspiração no referido texto. A leitura e a produção textual foram realizadas em chromebooks1 . O pensamento geográfico, a aproximação da literatura e a desnaturalização das injustiças sociais são alguns dos resultados deste trabalho


Palavras-chave


Educação Geográfica. Ensino de Língua Portuguesa. Produção textual.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo:

Martins Fontes, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o

Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Educação geográfica, cidade cidadania. Acta Geográfica, v. 2017, p. 82-100, 2017.

CALLAI, H. C. A Geografia escolar - e os conteúdos da Geografia. Anekumene, v. 1, p. 128-139, 2011.

CASTROGIOVANNI, A.C. Movimentos à Necessária Inquietude do saber geográfico - novos desafios. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. (Org.). Movimentos no Ensinar Geografia. 1ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, v. 1, p. 35-48, 2013.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia escolar e a sociedade brasileira contemporânea. In: TONINI, Ivaine Maria; GOULART, Lígia Beatriz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (Org.). O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares. 1 ed. Porto Alegre: Ufrgs, p. 77-96, 2011.

COSTELLA, R. Z. Movimentos para (não) dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Ivaine Maria Tonini; Nestor André Kaercher. (Org.). Movimentos no ensinar geografia. 1ed.Porto Alegre: Editora Imprensa Livre, v. 1, p. 63-74, 2013.

GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: Que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, v. 23, p. 43-57, 2005.

GIROTTO, E. D. Formando leitores de mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo. Boletim Campineiro de Geografia, v. 5, p. 231-247, 2015.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004.

RAMOS, G. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.31628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.