Antologia poética: um diálogo entre educação geográfica e língua portuguesa

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Suelen Santos Mauricio
Juliana Radatz Kickhöfel
Rosa Elisabete Militz Wypyczynsky Martins

Resumo

O presente texto nasce do diálogo entre os componentes curriculares Geografia e Língua Portuguesa, que resultou em um projeto realizado no ano de 2018, com quatro turmas de 7o anos do Ensino Fundamental, em uma escola de Educação Básica em Florianópolis/SC. A proposta foi trabalhar a transdisciplinaridade em um movimento que envolveu os conteúdos de gêneros textuais, literatura e a Região Nordeste brasileira. O projeto se materializou com a leitura do primeiro capítulo da obra Vidas Secas, escrita por Graciliano Ramos e a produção de poesias com inspiração no referido texto. A leitura e a produção textual foram realizadas em chromebooks1 . O pensamento geográfico, a aproximação da literatura e a desnaturalização das injustiças sociais são alguns dos resultados deste trabalho

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Artigos
Biografia do Autor

Suelen Santos Mauricio, UDESC

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação de Professores no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UDESC. Graduada em Geografia - Licenciatura e Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Juliana Radatz Kickhöfel


Possui graduação em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (2003), mestrado em Mestrado Em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2006) e doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2011).

Rosa Elisabete Militz Wypyczynsky Martins

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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