Resumen
O presente texto nasce do diálogo entre os componentes curriculares Geografia e Língua Portuguesa, que resultou em um projeto realizado no ano de 2018, com quatro turmas de 7o anos do Ensino Fundamental, em uma escola de Educação Básica em Florianópolis/SC. A proposta foi trabalhar a transdisciplinaridade em um movimento que envolveu os conteúdos de gêneros textuais, literatura e a Região Nordeste brasileira. O projeto se materializou com a leitura do primeiro capítulo da obra Vidas Secas, escrita por Graciliano Ramos e a produção de poesias com inspiração no referido texto. A leitura e a produção textual foram realizadas em chromebooks1 . O pensamento geográfico, a aproximação da literatura e a desnaturalização das injustiças sociais são alguns dos resultados deste trabalho
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo:
Martins Fontes, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Educação geográfica, cidade cidadania. Acta Geográfica, v. 2017, p. 82-100, 2017.
CALLAI, H. C. A Geografia escolar - e os conteúdos da Geografia. Anekumene, v. 1, p. 128-139, 2011.
CASTROGIOVANNI, A.C. Movimentos à Necessária Inquietude do saber geográfico - novos desafios. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. (Org.). Movimentos no Ensinar Geografia. 1ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, v. 1, p. 35-48, 2013.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia escolar e a sociedade brasileira contemporânea. In: TONINI, Ivaine Maria; GOULART, Lígia Beatriz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (Org.). O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares. 1 ed. Porto Alegre: Ufrgs, p. 77-96, 2011.
COSTELLA, R. Z. Movimentos para (não) dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Ivaine Maria Tonini; Nestor André Kaercher. (Org.). Movimentos no ensinar geografia. 1ed.Porto Alegre: Editora Imprensa Livre, v. 1, p. 63-74, 2013.
GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: Que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, v. 23, p. 43-57, 2005.
GIROTTO, E. D. Formando leitores de mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo. Boletim Campineiro de Geografia, v. 5, p. 231-247, 2015.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004.
RAMOS, G. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).