A cidadania na disciplina de Educação Física no Ensino Médio

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Janaina Andretta Dieder
Gustavo Roese Sanfelice

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar e analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na disciplina de educação física, a partir de observações em uma escola pública e uma privada. Na pública a cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social (regras, disciplina). Na privada ela é desenvolvida através de atividades que promovem a autonomia dos alunos sobre as práticas corporais. Mas, por vezes, predominava o abandono docente.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Janaina Andretta Dieder, Universidade Feevale

Mestra e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale. Bolsista CAPES/PROSUC.

Licenciada em Educação Física - Universidade Feevale.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale.


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