Resumo
O estudo teve como objetivo identificar e analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na disciplina de educação física, a partir de observações em uma escola pública e uma privada. Na pública a cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social (regras, disciplina). Na privada ela é desenvolvida através de atividades que promovem a autonomia dos alunos sobre as práticas corporais. Mas, por vezes, predominava o abandono docente.
Referências
ARAÚJO, S. N.; ROCHA, L. O.; BOSSLE, F. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, p. 824-835, out./dez. 2018
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, junho 1999. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/01n1/4_Irene_form.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
BOSSLE, F.; MOLINA NETO, V.; WITTIZORECKI, E. S. Trabalho docente coletivo na educação física escolar. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun. 2013.
BRACHT, V. Cultura corporal e esporte escolar: fator de inclusão e desenvolvimento social? In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006. p. 123-129.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Vol 1. 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2000.
CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em Educação Física e Esportes: um olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DEWEY, J. 1859-1952. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1976.
DIEDER, J. A.; SANFELICE, G. R. Os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão dos projetos políticos pedagógicos. In: SANTOS, A. B. et al. (Orgs.) Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. Pelotas: BasiBooks, 2019. p. 408-419.
FERREIRA, F. C.; CASTELLANI FILHO, L. Escola e Formação para a cidadania: qual o papel da Educação Física? Movimento, v. 18, n. 04, p. 135-154, out/dez de 2012.
GONZÁLEZ, F. J. Atuação dos professores na educação física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, P. C. C. et al. (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016. p. 45-70.
GONZÁLEZ, F. J; FRAGA, A. B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. (Org.). Referencias Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 1 ed. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 112-181.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, jul. 1999.
LOVATO, F. L. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, mar./abr. 2018.
MAIA, A. A. M.; PEREIRA, M. Z. C. Cidadania, Educação e Cotidiano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 617-631, abr./jun. 2014.
MENEZES, I.; FERREIRA, P. Cidadania participatória no cotidiano escolar: a vez e a voz das crianças e dos jovens. Educar em Revista, n. 53, p. 131-147, 2014.
OLIVEIRA, C. M.; MARQUES, V. F.; SCHRECK, R. S. C. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, set./dez. 2017.
SILVA, L. O.; MOLINA NETO, V. Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal. Movimento, v. 20, n. 3, p. 1139-1158, jul./set. de 2014.
SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.
TASSA, K. O. M. E.; SCHNECKENBERG, M.; CRUZ, G. C. Formação e intervenção do professor de educação física: reflexões pertinentes. Interciencia, vol. 40, núm. 7, julio, p. 497-502, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).