SEMIÓTICA, ENSINO E CONSCIÊNCIA NEGRA: UMA ANÁLISE FÍLMICA

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Eva Cristina Francisco
Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo

Resumo

Resumo

 As linguagens às quais somos expostos no cotidiano trazem a necessidade da compreensão dos signos a nossa volta. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de análise de um texto multimodal pelo viés da semiótica peirceana, atrelada a práticas de ensino. Utilizamos como corpus o filme Felicidade por um fio (2018), que aborda questões étnico-raciais. A temática da Consciência Negra está presente nos mais diversos canais de comunicação e com abordagens cada vez mais inovadoras e reflexivas sendo, inclusive, obrigatória em currículos na educação. Espera-se, como resultados, lançar luz sobre práticas educacionais e propiciar novas análises nas variadas vertentes que o cinema, a semiótica e as questões raciais permitem.

 

Palavras-chave: Ensino; Semiótica; Cinema

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Biografia do Autor

Eva Cristina Francisco, Instituto Federal de São Paulo

Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciada em Letras Português/Inglês. Docente do curso de Letras do IFSP- Câmpus Avaré. Líder do grupo de Pesquisa EALIFP com área de concentração em Linguística Aplicada. Coordenadora de área do projeto PIBID (Iniciação à Docência).

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARANA; Universidade Estadual do Norte do Paraná: Professor Pesquisador (Linguística)

Possui Graduação e Especialização em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho (1995 e 1997). Especialização em Mídias Integradas na Educação, Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR (2011). Mestrado em Comunicação, com área de concentração em Ficção na Mídia (2008), Universidade de Marília/SP. Doutorado em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR (2017). Pós-doutora em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR. Pertence aos Grupos de Pesquisa: Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino - UENP/Jacarezinho; e Semiótica da narrativa verbal e visual - UEL/Londrina. Tem experiência nas áreas de Linguística e Letras, principalmente, nos seguintes temas: Linguagem literária e fílmica, multiletramentos, ensino de língua portuguesa e literatura, formação de professores, texto e discurso.

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