ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36459

Palavras-chave:

Educação Superior. Estudante. Graduação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o engajamento acadêmico a partir das perspectivas de estudantes de graduação de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados realizamos um questionário com 31 estudantes de cursos de graduação que foram analisados através da metodologia Análise de Conteúdo. A partir dos dados analisados, percebemos que o engajamento é um contributo não só para o ingresso, mas também para a permanência nas universidades. Nesse sentido, compreender o engajamento acadêmico sob a perspectiva dos estudantes é reconhecer que essa voz importa e pode ser um ponto de partida para que sejam desenvolvidas estratégias políticas, institucionais e educacionais de acolhimento estudantil.

Biografia do Autor

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2010), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é Pedagoga na Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Giovana Fernanda Justino Bruschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Letras. Pós MBA em Governança e Gestão de Riscos, Especialização em Administração da Produção, Gestão da Qualidade, MBA em Gestão em Marketing e Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é  doutoranda em Educação pela PUCRS.

Maria dos Remédios Lima Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras/PB-Faculdade de Filosofia, Ciências (2005), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Doutorado em Educação pela mesma Instituição de Ensino (2017-2021), em andamento. Atualmente é professora da Rede Municipal de Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The University of Texas at Austin, EUA (2009). É professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq 1D.

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Publicado

2020-12-29