ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Fernanda Fátima Cofferri, Giovana Fernanda Justino Bruschi, Maria dos Remédios Lima Silva, Bettina Steren dos Santos

Resumo


Este artigo tem por objetivo compreender o engajamento acadêmico a partir das perspectivas de estudantes de graduação de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados realizamos um questionário com 31 estudantes de cursos de graduação que foram analisados através da metodologia Análise de Conteúdo. A partir dos dados analisados, percebemos que o engajamento é um contributo não só para o ingresso, mas também para a permanência nas universidades. Nesse sentido, compreender o engajamento acadêmico sob a perspectiva dos estudantes é reconhecer que essa voz importa e pode ser um ponto de partida para que sejam desenvolvidas estratégias políticas, institucionais e educacionais de acolhimento estudantil.


Palavras-chave


Educação Superior. Estudante. Graduação.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36459

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