ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação Superior. Estudante. Graduação.

Cómo citar

Cofferri, F. F., Justino Bruschi, G. F., Lima Silva, M. dos R., & Steren dos Santos, B. (2020). ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Contemporânea De Educação, 15(34), 255–276. https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36459

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender o engajamento acadêmico a partir das perspectivas de estudantes de graduação de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados realizamos um questionário com 31 estudantes de cursos de graduação que foram analisados através da metodologia Análise de Conteúdo. A partir dos dados analisados, percebemos que o engajamento é um contributo não só para o ingresso, mas também para a permanência nas universidades. Nesse sentido, compreender o engajamento acadêmico sob a perspectiva dos estudantes é reconhecer que essa voz importa e pode ser um ponto de partida para que sejam desenvolvidas estratégias políticas, institucionais e educacionais de acolhimento estudantil.

https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36459
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trads. L. de A. Rego & A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.

BARKLEY, E. F. Student engagement techniques: a handbook for College Faculty. Jossey-Bass, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano, 2009. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br Acesso em jun. 2020.

CABALLERO, C. Burnout, Engagement y Rendimiento Academico entre Estudiantes Universitarios que trabajan y aquellos que no trabajan. Revista Psicogente, Vol 9, nº 16. 11-27, 2006.

CHARLE, C; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.

COATES, H. A model of online and general campus-based student engagement. Assessment and Evaluation in Higher Education, USA, v.32, n. 2, p. 121–141, 2007.

COATES, H. Engaging students for success. Australasian student engagement report. Melbourne: ACER, 2009. Disponível em: https://works.bepress.com/hamish_coates/58/. Acesso em jun. 2020.

COSTA, P. T.; CÔRTE VITÓRIA, M. I. C. Engajamento acadêmico: apostes para os processos de avaliação da Educação Superior. In: Educere – Congresso Nacional de Educação, 13, 2017, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Universitária Champagnat, 2017.

ENGAGEMENT. In: Oxford On-Line Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/engagement. Acesso em jun. 2020.

KAHU, E. R. Framing student engagement in higher education, Studies in Higher Education, 38:5, 758-773, 2013.

KUH, G. et al. Connecting the dots: Multi-faceted analyses of the relationships between student engagement results from the NSSE, and the institutional practices and conditions that foster student success. NSSE, Indiana University, p. 547-556, 2006.

KUH, G. What student affairs professionals need to know about student engagement. Journal of College Student Development, Maryland, USA v. 50, n. 6, p. 683-706, 2009. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/364960. Acesso em jun. 2020.

LIMA, J. S. S.; OLIVEIRA, A. M. B.; SOUSA, J. C.. Saúde Psíquica e Prevalência da Síndrome de Burnout em discentes. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, p. 257-276, 2020.

MARTINS, L. de; RIBEIRO, J. L. D. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223-247, 2017.

MATTOS, H. C. X. S.; FERNANDES, M. C. S. G. Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, p. 156-174, 2019.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, J. A. Prefácio. In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. (org). Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior. 1ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018, v. 1, p. 13-14.

PASCARELLA, E. Using student self-reported gains to estimate collegiate impact: a cautionary tale. Journal of College Student Development, Maryland, USA, v. 42, n. 5, p. 488–492, 2001.

PIROT, L.; DE KETELE, J. M. L’engagement académique de l’étudiant comme facteur de réussite à l’université – étude exploratoire menée dans deux facultes contrastés. Revue des Sciences de l’Éducation, Montréal, v. 26, n. 2, p. 367-394, 2000. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rse/2000-v26-n2-rse367/000127ar/ Acesso em jul. 2020.

RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. Engagement Acadêmico: Retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. (org). Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior. 1 ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018, v. 1, p. 15-34.

TROWLER, V. Student engagement literature review. 2010. Disponível em:https://www.heacademy.ac.uk/system/files/studentengagementliteraturereview_1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.

VITÓRIA, M. I. C.; CASARTELLI, A. O; RIGO, R. M.; COSTA, P. T.. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Revista Educação PUCRS, v. 41, p. 262-269, 2018.

WELLER, W; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Vozes: Petrópolis, 2010.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.