DO SENTIDO FILOSÓFICO À SIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DO CUIDADO

Elenice de Brito Teixeira Silva

Resumo


Qual o sentido do termo cuidado? O que significa cuidar na educação infantil? Compreender tais questões não é, pois, uma tarefa fácil, tendo em vista que a polissemia do termo cuidado já figura no campo pedagógico com desdobramentos curriculares e metodológicos. Este ensaio se ocupa do sentido filosófico do termo cuidado e aponta possíveis desdobramentos para as Pedagogia (s) da infância. Com base na obra Ser e Tempo de Heidegger, defende-se nesse texto, duas teses: a primeira diz que o cuidado, enquanto categoria central nos estudos de educação infantil, deve ser considerado como fenômeno. A segunda tese defende que o binômio cuidar/educar não tem sentido enquanto função da educação infantil, pois o cuidar, enquanto dimensão humana, integra o educar.

 

 


Palavras-chave


Cuidado. Educação Infantil. Fenomenologia.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v12i25.3665

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