DO SENTIDO FILOSÓFICO À SIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DO CUIDADO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Cuidado. Educação Infantil. Fenomenologia.

Abstract

Qual o sentido do termo cuidado? O que significa cuidar na educação infantil? Compreender tais questões não é, pois, uma tarefa fácil, tendo em vista que a polissemia do termo cuidado já figura no campo pedagógico com desdobramentos curriculares e metodológicos. Este ensaio se ocupa do sentido filosófico do termo cuidado e aponta possíveis desdobramentos para as Pedagogia (s) da infância. Com base na obra Ser e Tempo de Heidegger, defende-se nesse texto, duas teses: a primeira diz que o cuidado, enquanto categoria central nos estudos de educação infantil, deve ser considerado como fenômeno. A segunda tese defende que o binômio cuidar/educar não tem sentido enquanto função da educação infantil, pois o cuidar, enquanto dimensão humana, integra o educar.

 

 

https://doi.org/10.20500/rce.v12i25.3665
PDF (Português (Brasil))

References

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4 ed. Tradução da 1ª edição coordenada e revista por Alfredo Bosi. Revisão da tradução e tradução de novos textos de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro: EditoraVozes, 1999.

_________. Ética e moral -- a busca dos fundamentos. 7 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: EditoraVozes, 2011.

DALBOSCO, Claudio Almir. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1113-1135, set./dez. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

_________ Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. Coleção educação em foco.

HEIDEGGER, Martin. A cura como ser da presença. In: HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1989. Parte I, p. 243-300.

___________. Ontologia (Hermenêutica da facticidade). Tradução de Renato Kirchner. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

MONTENEGRO, Tereza. Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar. Psicologia da Educação. São Paulo, 20, 1º semestre de 2005, p. 77-101.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).