EDUCAÇÃO INFANTIL 20 ANOS DE PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO

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Joedson Brito dos Santos
Luiz de Sousa Junior Junior

Resumo

O presente texto discute avanços e desafios da Educação Infantil no contexto dos 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), momento em que foi constituída como primeira etapa da educação básica. Parte-se, neste artigo, do pressuposto de que o financiamento público para esse segmento, de modo a assegurar expansão com qualidade, é um dos principais desafios para os próximos anos. O estudo tem como objetivo evidenciar que, para o reconhecimento e a garantia do direito a educação para as crianças pequenas seja assegurado, é imprescindível a presença e a elevação dos recursos públicos para seu provimento. 

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Anpae - Anped - Fineduca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômica da Bahia (FACCEBA), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com ênfase em Política e Gestão da Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com área de concentração em Políticas Educacionais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Vice-Diretor do Campus de Tocantinópolis e coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (GEPPPE). Preside da Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do Campus da Tocantinópolis, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFT). Membro da Comissão de Monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e membro da Comissão do Plano de Desenvolvimento do Campus(PDC). Membro da Comissão de Avaliação da Pós Graduação Educação Pobreza e Desigualdade Social na UFT da iniciativa EPDS/MEC Campus de Miracema, do GT de Pós-Graduação e da Comissão da Seleção Pública do Campus de Tocantinópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Educação Infantil, (Financiamento, Valorização e Fortalecimento da Educação Infantil), Financiamento e Avaliação da Educação Básica. Em 2015 publicou o Livro 'O Fundeb e a Educação Infantil'. 

Luiz de Sousa Junior Junior, PPGE/CE/UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. É filiado à entidades nacionais de pesquisa como ANPED e ANPAE.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da educação, Gestão da educação superior e política educacional. Exerceu a função de chefe de gabinete do reitor da UFPB no período de novembro de 2004 a setembro de 2012. Foi secretário municipal de educação do município de João Pessoa no período de setembro de 2012 a dezembro de 2014.

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