Uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem da administração financeira no ensino superior

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Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira
Monica Lopes Folena Araújo
Marcelo Brito Carneiro Leão

Resumo

O uso dos jogos para fins didáticos é uma possibilidade metodológica de ensino pautado no lúdico que permite construir conhecimentos por meio de várias abordagens. A administração financeira é um componente curricular lecionado no curso de administração que exige do estudante um domínio do conhecimento matemático, que é a base para aplicação estratégica em múltiplas situações financeiras na área da administração. Com isso, o estudo buscou compreender como os professores fazem uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular. A pesquisa tem abordagem qualitativa e os participantes da mesma são professores que lecionam o referido componente curricular no curso de administração. A análise de dados foi realizada a partir da análise do conteúdo,  estruturada por meio das categorias experinciais, “conhecimento” do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada. Diante da análise, se percebeu que a aplicação dos jogos no compontente administração financeira tende a privilegiar a aplicação dos conhecimentos efetivo, conceitual, procedural e metacognitivo de forma lúdica e motivacional.

 

 

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Artigos
Biografia do Autor

Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Professora do Curso de Administração da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professora do Departamento de Educação e da Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professor do Departamento de Química e da Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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