ENSINO DE LIBRAS AULAS REMOTAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA

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Camila Alves Santos
Kári Lúcia Forneck

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa de mestrado defendida na área de ensino, que teve como objetivo investigar a formação de docentes que atuarão com Surdos, considerando ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito da educação profissional técnica. A pesquisa que serve como base para este trabalho possibilita uma articulação entre as concepções sobre ensino de Libras e ação docente por meio de metodologias ativas para atuar com alunos Surdos. Um olhar para essa questão surge principalmente no contexto da educação a distância, modalidade que tem evidenciado dificuldades em adaptação de metodologias e busca de otimização do tempo de aula para uma boa atuação docente.

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Artigos
Biografia do Autor

Camila Alves Santos, Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES

Mestra em ensino pela Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES (2021) Pós- graduada em educação de pessoas surdas, pela Faculdade Alfredo Nasser,(2009) graduada pela Universidade Salgado de Oliveira (2008). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás. .Aprovada no PROLIBRAS realizado pelo MEC/Brasil como professora de nível superior. Tem experiência na área de Interpretação na Pontifícia Universidade Católica e professora-intérprete efetiva do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Educação de Goiás educação de surdos, com ênfase em LIBRAS.

Kári Lúcia Forneck, UNIVATES

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). Cursou duas especializações: Ensino de Língua Portuguesa (Univates) e Gestão do Ensino Superior (UCS). Atualmente é professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Curso de Letras. Tem experiência em Linguística, atuando nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais. É pesquisadora fellow de Laspau-Harvard (2019-2021), por meio da consórcio STHEM-LASPAU.

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