Práticas curriculares antirracistas na residência pedagógica – Pedagogia (CE) UNILAB

Conteúdo do artigo principal

Geranilde Costa e Silva
Evaldo Ribeiro Oliveira

Resumo

Apresenta práticas curriculares antirracistas do Programa Residência Pedagógica da Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE). Programa federal voltado ao aperfeiçoamento da formação prática junto às licenciaturas. Os/as licenciando/as (brasileiros/as e africanos/as) fizeram uso da literatura africana e afro-brasileira para desenvolver atividades formativas e didáticas-pedagógicas antirracistas. Sendo evidenciado o estranhamento das crianças quanto a essa literatura, resistência às atividades, preconceito quanto à África e pessoas negras/africanas. À medida que foi dada continuidade às atividades pedagógicas, foi possível perceber o interesse das crianças em participar, em compreender sobre as diversidades e combater o racismo.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Geranilde Costa e Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE). Instituto de Humanidades Curso de Pedagogia

Doutora em Educação. Pedagoga. Docente junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, em Redenção (CE). Atualmente no cargo de Pró-reitora de Graduação da UNILAB. Professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação Docente e também junto ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS, ambos na UNILAB. Desenvolvo estudos na área do CosmoViver Africano e afro-brasileiro, Pretagogia, Escola e Educação para as relações étnico-raciais, Psicologia Africana e Afro-brasileira da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: ÁFRICA-BRASIL: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, na linha de pesquisa: Educação e Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: territórios, religiosidades e intelectualidades. Vice coordenadora do grupo de estudos SAKHU SHET: Psicologia Afro-centrada e Educação.

Evaldo Ribeiro Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE). Instituto de Humanidades Curso de Pedagogia

Docente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB(CE). Coordenador de Direitos Humanos da Unilab. Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pertencente ao Instituto de Humanidades, Docente no curso de Pedagogia. Principais temas de atuação: Educação; Educação das relações étnico-raciais; diversidade e formação de professores; currículo; descolonização curriculares; relações étnico-raciais; movimento negro e educação

Referências

ALBURQUERQUE, E. T. de. Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: Práticas Educativas de Professores do Maciço do Baturité. Relatório de Pesquisa. PIBIC/ UNILAB/CNPq. 2018.

ADAMS, T. Sulear (verbete). In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Comum Curricular Nacional (BNCC) – Métodos de diagnóstico inicial e processos de avaliação diversificados. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/194-metodos-de-diagnostico-inicial-e-processos-de-avaliacao-diversificados . Acesso: 10 jun. 2021.

CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Prêmio Escola Nota 10. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/premio-escola-nota-10. Acesso em: 3 jun. 2021.

CHAMBERLIN, M. As panquecas de Mama Panya. Trad. Cláudia Ribeiro Mesquita. São Paulo: Edições SM, 2005.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Residência Pedagógica. Edital CAPES nº 06/2018. Disponível: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acesso em: 12 jun. 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSTA, D. R.; BEZERRA, R. A. A literatura afro-brasileira em sala de aula. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2012/arquivos/%C3%A1reas%20tem%C3%A1ticas/Ensino%20de%20literatura/Dione%20e%20Rosilda%20-%20A%20LITERATURA%20AFRO-BRASILEIRA.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

COSTA, E. A. da S. et al. (Orgs.). Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor (a) à luz da diversidade. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

DANTAS, S. M. S. Memórias e histórias de Quilombo no Ceará. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2009.

DOMINGO, G. A. Ser homem no curso da Pedagogia da Unilab: enfrentamentos ideológicos e sua relação com a experiência de tornar-se pedagogo junto ao Programa Residência Pedagogia. 2020. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Curso de Pedagogia. Instituto de Humanidades. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2020.

FARIAS, J. C. P. Cadê o Preto que estava aqui? Presença e alocação de escravizados Vila de Acarape e Baturité (1870-1884). 2018. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). Perfil das Regiões de Planejamento – Maciço de Baturité – 2017. Disponível em: http://www2.ipece.ce.gov.br/estatistica/perfil_regional/2017/PR_Macico_de_Baturite_2017.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

JORNAL EXPRESSO. Macro região metropolitana. 2014. Disponível em: https://jornaloexpresso.files.wordpress.com/2014/12/mapa-regiao-metropolitana.gif. Acesso em: 1 jun. 2021.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

MÃE DE CATARINA. As panquecas de Mama Panya. 19 out. 2018. Disponível em: https://maedecatarina.wordpress.com/2018/10/19/as-panquecas-de-mama-panya/. Acesso em: 1 jun. 2021.

ORTH, G. M. N.; BOURGUIGNON, J. A.; GRAF, P. M. O Sul também existe: intersecção entre o pensamento suleador e as práticas restaurativas no Brasil. In: ORTH, G. M. N.; GRAF, P. M. (Orgs.). Sulear a justiça restaurativa: as contribuições latino-americanas para a construção do movimento restaurativo. [Livro eletrônico]. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020.

PORTAL MESSEJANA. Ceará, descubra essa alegria no Maciço do Baturité. [s. d]. Disponível em: http://www.portalmessejana.com.br/noticias.php?exibir=turismo&id_noticia=14675. Acesso em: 1 jun. 2021.

SANS, P. T. C. Pedagogia do desenho infantil. São Paulo: Átomo, 2001.

SÃO FRANCISCO DO CONDE. História. Disponível em: http://saofranciscodoconde.ba.gov.br/cidade/historia/. Acesso em: 1 jun. 2021.

SILVA, G. C. et al. Percursos epistemológicos para a construção da noção de sujeito da pesquisa junto aos trabalhos de conclusão de curso na Pedagogia (CE) da Unilab. In: SILVA, G. C. et al. (Orgs.). Pesquisa e desenvolvimento: desafios e oportunidades em ciência, tecnologia e engenharia. [Recurso eletrônico]. Fortaleza: Imprece, 2020.

SILVA, G. C. e. O cotidiano escolar de crianças de escolas públicas e os desafios do letramento e da alfabetização. IV Encontro Luso-Por uma luta em defesa dos direitos das crianças: Idades e diversidades [Livro eletrônico]. Organizadores Luiza Pereira Monteiro e Glacy Queiros de Roure. Goiânia: Editora Vieira, 2019. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/. Acesso em: 21 jun. 2021.

SOUSA, A. C. de. et al. Programa Residência Pedagógica / subprojeto de pedagogia: caminhos para o cumprimento da Lei 10.639/03. In: COSTA, E. A. da S. et al. (Orgs.) Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor (a) à luz da diversidade [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

TAVARES, V. P. Tornando-se professoras: experiências de atuação docentes por meio do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unilab - Ce - Brasil. 2019. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Curso de Pedagogia. Instituto de Humanidades. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2019.

UNILAB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UNILAB (2016-2021). Disponível em: http://www.proplan.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Informa%C3%A7%C3%B5es-Complementares-PDI-2016-2021.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.

UNILAB. Diretrizes Gerais da UNILAB. Disponível em: http://pdi.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/Diretrizes_Gerais_UNILAB.pdf. Acesso em: 5 maio 2021.

UNILAB. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Licenciatura em Pedagogia. Disponível em: http://www.prograd.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/PPC-PEDAGOGIA-_CE_Res-32_2016-e-45_2018-1.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.