Abstract
Apresenta práticas curriculares antirracistas do Programa Residência Pedagógica da Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE). Programa federal voltado ao aperfeiçoamento da formação prática junto às licenciaturas. Os/as licenciando/as (brasileiros/as e africanos/as) fizeram uso da literatura africana e afro-brasileira para desenvolver atividades formativas e didáticas-pedagógicas antirracistas. Sendo evidenciado o estranhamento das crianças quanto a essa literatura, resistência às atividades, preconceito quanto à África e pessoas negras/africanas. À medida que foi dada continuidade às atividades pedagógicas, foi possível perceber o interesse das crianças em participar, em compreender sobre as diversidades e combater o racismo.
References
ALBURQUERQUE, E. T. de. Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: Práticas Educativas de Professores do Maciço do Baturité. Relatório de Pesquisa. PIBIC/ UNILAB/CNPq. 2018.
ADAMS, T. Sulear (verbete). In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Comum Curricular Nacional (BNCC) – Métodos de diagnóstico inicial e processos de avaliação diversificados. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/194-metodos-de-diagnostico-inicial-e-processos-de-avaliacao-diversificados . Acesso: 10 jun. 2021.
CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Prêmio Escola Nota 10. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/premio-escola-nota-10. Acesso em: 3 jun. 2021.
CHAMBERLIN, M. As panquecas de Mama Panya. Trad. Cláudia Ribeiro Mesquita. São Paulo: Edições SM, 2005.
BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Residência Pedagógica. Edital CAPES nº 06/2018. Disponível: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acesso em: 12 jun. 2021.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSTA, D. R.; BEZERRA, R. A. A literatura afro-brasileira em sala de aula. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2012/arquivos/%C3%A1reas%20tem%C3%A1ticas/Ensino%20de%20literatura/Dione%20e%20Rosilda%20-%20A%20LITERATURA%20AFRO-BRASILEIRA.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.
COSTA, E. A. da S. et al. (Orgs.). Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor (a) à luz da diversidade. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
DANTAS, S. M. S. Memórias e histórias de Quilombo no Ceará. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2009.
DOMINGO, G. A. Ser homem no curso da Pedagogia da Unilab: enfrentamentos ideológicos e sua relação com a experiência de tornar-se pedagogo junto ao Programa Residência Pedagogia. 2020. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Curso de Pedagogia. Instituto de Humanidades. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2020.
FARIAS, J. C. P. Cadê o Preto que estava aqui? Presença e alocação de escravizados Vila de Acarape e Baturité (1870-1884). 2018. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). Perfil das Regiões de Planejamento – Maciço de Baturité – 2017. Disponível em: http://www2.ipece.ce.gov.br/estatistica/perfil_regional/2017/PR_Macico_de_Baturite_2017.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.
JORNAL EXPRESSO. Macro região metropolitana. 2014. Disponível em: https://jornaloexpresso.files.wordpress.com/2014/12/mapa-regiao-metropolitana.gif. Acesso em: 1 jun. 2021.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
MÃE DE CATARINA. As panquecas de Mama Panya. 19 out. 2018. Disponível em: https://maedecatarina.wordpress.com/2018/10/19/as-panquecas-de-mama-panya/. Acesso em: 1 jun. 2021.
ORTH, G. M. N.; BOURGUIGNON, J. A.; GRAF, P. M. O Sul também existe: intersecção entre o pensamento suleador e as práticas restaurativas no Brasil. In: ORTH, G. M. N.; GRAF, P. M. (Orgs.). Sulear a justiça restaurativa: as contribuições latino-americanas para a construção do movimento restaurativo. [Livro eletrônico]. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020.
PORTAL MESSEJANA. Ceará, descubra essa alegria no Maciço do Baturité. [s. d]. Disponível em: http://www.portalmessejana.com.br/noticias.php?exibir=turismo&id_noticia=14675. Acesso em: 1 jun. 2021.
SANS, P. T. C. Pedagogia do desenho infantil. São Paulo: Átomo, 2001.
SÃO FRANCISCO DO CONDE. História. Disponível em: http://saofranciscodoconde.ba.gov.br/cidade/historia/. Acesso em: 1 jun. 2021.
SILVA, G. C. et al. Percursos epistemológicos para a construção da noção de sujeito da pesquisa junto aos trabalhos de conclusão de curso na Pedagogia (CE) da Unilab. In: SILVA, G. C. et al. (Orgs.). Pesquisa e desenvolvimento: desafios e oportunidades em ciência, tecnologia e engenharia. [Recurso eletrônico]. Fortaleza: Imprece, 2020.
SILVA, G. C. e. O cotidiano escolar de crianças de escolas públicas e os desafios do letramento e da alfabetização. IV Encontro Luso-Por uma luta em defesa dos direitos das crianças: Idades e diversidades [Livro eletrônico]. Organizadores Luiza Pereira Monteiro e Glacy Queiros de Roure. Goiânia: Editora Vieira, 2019. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/. Acesso em: 21 jun. 2021.
SOUSA, A. C. de. et al. Programa Residência Pedagógica / subprojeto de pedagogia: caminhos para o cumprimento da Lei 10.639/03. In: COSTA, E. A. da S. et al. (Orgs.) Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor (a) à luz da diversidade [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
TAVARES, V. P. Tornando-se professoras: experiências de atuação docentes por meio do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unilab - Ce - Brasil. 2019. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Curso de Pedagogia. Instituto de Humanidades. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Redenção (CE), 2019.
UNILAB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UNILAB (2016-2021). Disponível em: http://www.proplan.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Informa%C3%A7%C3%B5es-Complementares-PDI-2016-2021.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.
UNILAB. Diretrizes Gerais da UNILAB. Disponível em: http://pdi.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/Diretrizes_Gerais_UNILAB.pdf. Acesso em: 5 maio 2021.
UNILAB. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Licenciatura em Pedagogia. Disponível em: http://www.prograd.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/PPC-PEDAGOGIA-_CE_Res-32_2016-e-45_2018-1.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).