Condições de permanência material e simbólica de estudantes negros na universidade

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Vanessa Kolmar Alves
Caroline Casali

Resumo

Esta pesquisa analisa experiências de estudantes negros em uma universidade federal brasileira localizada na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em relação às condições de permanência material e permanência simbólica destes estudantes no ensino superior. A análise foi realizada em novembro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes negros dos cursos de Administração e de Turismo daquela universidade. Os resultados elencam as principais dificuldades materiais e simbólicas vivenciadas por estudantes negros no ensino superior e revelam o longo caminho que a universidade brasileira ainda tem pela frente para proporcionar condições igualitárias de permanência a estudantes negros.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Vanessa Kolmar Alves, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professora Adjunta do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas.