Trajetória formativa dos professores da saúde atuantes em curso técnico

Conteúdo do artigo principal

Josiane Bertoldo Piovesan
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Daniela Tonús

Resumo

Este estudo objetiva traçar o perfil dos professores que atuam em um curso técnico da saúde. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando um questionário eletrônico com participação de 5 docentes. Utilizou-se a análise de narrativa para discussão e apresentação dos dados. Os resultados apontam que houve predominância de sexo feminino; já o tempo de carreira foi predominantemente recente e o molde de formação reflete em estratégias metodológicos mais diversificadas aos tradicionais de ensino, tendo a instituição formadora como influência nas trajetórias formativas. A partir do perfil entende-se que os profissionais não possuem formação pedagógica e nem formação para a educação técnica, afirmam-se na prática docente a partir dos seus saberes experienciais.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Josiane Bertoldo Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica.

Daniela Tonús, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Mestrado em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista,Especialização em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano, e aperfeiçoamento Profissional no Método Neuroevolutivo Bobath. Graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Metodista . Atualmente é docente adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Referências

BOLZAN, D. P. V; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos a professoralidade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HADDAD, A. E. et al. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 3, p. 383-393, 2010.

MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

OLIVEIRA, V. S. de; SILVA, R. de F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, p. 193-205, 2012.

RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. London: Sage, 2008.

TREVISO, P. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, atuação e satisfação em sua atividade docente. 2015. 224 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.