Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos

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Renata Ferreira Spíndola de Miranda
Bruna da Penha de Mendonça Coelho
Ana Beatriz Bueno de Jesus

Resumo

Na interface da educação e da sociologia, a pesquisa tem por objetivo investigar os principais impactos da pandemia da Covid-19 no processo pedagógico e nas condições de trabalho docente. Como métodos de análise, conjugam-se: (i) pesquisa bibliográfica, com base em obras do pensamento social crítico; (ii) pesquisa empírica, pautada em dados primários obtidos por meio de respostas de docentes em formulário eletrônico. O artigo se organiza em três eixos: (i) exposição e interpretação dos dados resultantes da pesquisa empírica; (ii) análise teórica sobre as relações entre esse processo e a precarização das condições de trabalho na docência; (iii) apresentação das contribuições da literatura de educação para o debate, com o resgate de temas como interculturalidade e transformação social.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Ferreira Spíndola de Miranda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Assistente de Pesquisa na Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio)

Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ)

Bolsista do Programa de Residência Jurídica na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ)

Bruna da Penha de Mendonça Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ)

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ)
Bolsista de doutorado CNPq

Ana Beatriz Bueno de Jesus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ)

Professora substituta de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ)
Bolsista de mestrado Capes