Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos
PDF

Palavras-chave

Práticas educativas. Trabalho docente. Covid-19.

Como Citar

Miranda, R. F. S. de, Coelho, B. da P. de M., & Jesus, A. B. B. de. (2023). Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos. Revista Contemporânea De Educação, 18(41), 346–367. https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50062

Resumo

Na interface da educação e da sociologia, a pesquisa tem por objetivo investigar os principais impactos da pandemia da Covid-19 no processo pedagógico e nas condições de trabalho docente. Como métodos de análise, conjugam-se: (i) pesquisa bibliográfica, com base em obras do pensamento social crítico; (ii) pesquisa empírica, pautada em dados primários obtidos por meio de respostas de docentes em formulário eletrônico. O artigo se organiza em três eixos: (i) exposição e interpretação dos dados resultantes da pesquisa empírica; (ii) análise teórica sobre as relações entre esse processo e a precarização das condições de trabalho na docência; (iii) apresentação das contribuições da literatura de educação para o debate, com o resgate de temas como interculturalidade e transformação social.
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50062
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.