Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Práticas educativas. Trabalho docente. Covid-19.

Abstract

Na interface da educação e da sociologia, a pesquisa tem por objetivo investigar os principais impactos da pandemia da Covid-19 no processo pedagógico e nas condições de trabalho docente. Como métodos de análise, conjugam-se: (i) pesquisa bibliográfica, com base em obras do pensamento social crítico; (ii) pesquisa empírica, pautada em dados primários obtidos por meio de respostas de docentes em formulário eletrônico. O artigo se organiza em três eixos: (i) exposição e interpretação dos dados resultantes da pesquisa empírica; (ii) análise teórica sobre as relações entre esse processo e a precarização das condições de trabalho na docência; (iii) apresentação das contribuições da literatura de educação para o debate, com o resgate de temas como interculturalidade e transformação social.
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50062
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).