Análise dos efeitos do neoliberalismo nas universidades federais – um mapeamento de evidências sistemáticas

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Haroldo Lacerda de Brito
Renata Simões Guimarães e Borges

Resumo

O presente estudo tem como objetivo delinear os efeitos do neoliberalismo nas universidades públicas, mapeando sistematicamente os estudos publicados. As universidades federais passaram por grandes mudanças, em especial a ocorrida entre os séculos XX e XXI, época marcada pela transição para um regime acadêmico voltado ao capital. Junto às mudanças ocorridas, existem pressões para a redução de gastos do governo, o que faz com que as universidades federais busquem alternativas de recursos para suas pesquisas. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI). As bases de dados pesquisadas foram Scopus, Web of Science e SciELO. Os estudos aprovados foram avaliados em textos completos, visando confirmar a elegibilidade. Os resultados apresentaram a conceituação do neoliberalismo, bem como suas características e implicações para o ensino superior, para o engajamento acadêmico, para a qualidade da pesquisa, bem como para a educação.

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Artigos
Biografia do Autor

Haroldo Lacerda de Brito, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando em Inovação Tecnológica na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2011). Pós-graduado em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos (2020). MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Rede de Ensino Doctum (2013). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Finanças, pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira (2003). Bacharel em Administração pelo Instituto de Ensino Superior de João Monlevade (2001). Atuação como professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e Cursos de Graduação da Rede de Ensino DOCTUM. Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco nos cursos de graduação e técnicos. Gerente Acadêmico-Pedagógico dos Cursos Superiores do IFMG Campus Ouro Branco de novembro de 2015 a dezembro de 2020. Atualmente Chefe do Setor de Planejamento de Ensino do IFMG Campus Ouro Branco. 

Renata Simões Guimarães e Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais. É doutora em Business Administration pela Southern Illinois University, com o apoio do programa CAPES/Fulbright. Possui mestrado em Administração pela UFMG e graduação em Engenharia de Controle e Automação. Atua como docente nos cursos de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG e Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. Fundou o laboratório aberto FACE Lab para apoiar o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo, e também coordena o NEG, Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional e Tecnologias Gerenciais. Seu recente interesse de pesquisa inclui: inovação e empreendedorismo, mudança organizacional, cultura organizacional, transferência de conhecimento tácito e administração pública.

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