Avaliação na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de ensino na região Norte

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Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza
Nayane Moia de Freitas
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Marciel Barcelos

Resumo

Estudos recentes demonstram a necessidade de compreender a avaliação educacional na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir a avaliação educacional realizada em uma instituição de educação infantil, localizada na cidade de Ipixuna, no Pará (PA), região Norte do Brasil. O método utilizado foi o estudo de caso, e o instrumento de produção de fontes foi um questionário semiestruturado. Os participantes são dez professores, que atuam nos turnos matutino e vespertino. As análises indicam que os docentes avaliam devido às exigências expressas nos documentos legais e da gestão escolar, o que promove a realização de práticas voltadas para avaliação do ensino em detrimento das aprendizagens. Também reforçam o movimento autoformativo entre os docentes e a cristalização de práticas avaliativas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Mestrando em Educação/UFT, Professor na Prefeitura de Ipixuna do Pará-PA.

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Mestranda em Educação/UFT, Licenciada Plena em Educação Física/Uepa.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.

Doutor em Educação Física/Ufes, Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRRJ, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física/UFRRJ, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - Instituto de Educação/UFRRJ.

 

 

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Doutor em Educação Física/Ufes, Colegiado de Educação Física/UFT, Programa de Pós-Graduação em Educação/UFT.

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