Accountability e os tensionamentos na educação pública municipal de Palmas (TO)

Conteúdo do artigo principal

Ana Cléia Gomes da Silva
Rosilene Lagares
Marciel Barcelos Lano

Resumo

Considerando uma crescente implantação de medidas de accountability na educação básica no país cujas características identificam-se com políticas de regulação por resultados e exigência constitucional da gestão democrática na educação pública, o artigo tem por objetivo compreender as perspectivas que sustentam medidas de accountability constituintes da educação pública municipal de Palmas/TO no período de 1989 a 2020. Assentada em revisão bibliográfica e pesquisa empírico-documental, a investigação desvela a presença dos pilares da avaliação, da prestação de contas e da responsabilização na gestão da educação do Município repercutindo medidas de accountability focadas em resultados, levando a efeito a tendência nacional da perspectiva da regulação por resultados e da Nova Gestão Pública.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Ana Cléia Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins ? PPGE/UFT (2022),Linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas; Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia /UFT (2017); Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral (2016); Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2006). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO, como Técnica, lotada na Diretoria do Ensino Fundamental. Tem experiência na área social, com ênfase em projetos Educacionais Sociais. É Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEpeEm); Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO) e do Projeto de Pesquisa da REDE MAPA (Gestão Democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino),coordenado pela Professora Doutora Rosilene Lagares - docente da UFT/PPGE/PEDAGOGIA e Membra do projeto de pesquisa: Políticas públicas de regulação por resultados e governo democrático da educação, coordenado pelo prof. Dr. Elton Nardi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia ? PGEDA/Educanorte. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa Rede Mapa: Gestão democrática do ensino público. Pesquisadora da Rede ColaborAção Tocantins. Diretora da Anpae Tocantins. Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO).

Marciel Barcelos Lano, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2013. Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFES) em 2015. Doutorado em Educação Física (PPGEF/UFES) em 2019. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF - https://discord.gg/uqHR8vD8). É professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotado no Campus Universitário de Miracema e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - (PPGE/UFT). Atualmente está vinculado ao colegiado de Educação Física, responsável pelas disciplinas de estágio supervisionado da educação física no ensino fundamental II, Cultura afro-brasileira e indígena e Lutas. Possui interesse nos temas acerca da educação da infância; avaliação para aprendizagem, currículo; história da educação física; organização do trabalho pedagógico em educação física e culturas escolares.

Referências

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012.Disponível em: https://www.scielo.br/ Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 22 jul. 2022.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bass para a Educação Nacional (LDB). Brasília, DF, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 22 jul. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica napesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 12. ed.- São Paulo: Cortez, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/palmas/panorama/ Acesso em: 20 jul. 2022.

LAGARES, Rosilene; NARDI, Elton Luiz. Da introdução de dispositivos de accountability em educação na Amazônia Tocantinense à (re) configuração de arranjos institucionais de gestão – lógica da regulação por resultados. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.15 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/Acesso em: 20 jul. 2022.

LAGARES, Rosilene. Organização da educação municipal no Tocantins: entre a conservação de redes e o processo de institucionalização efetiva de sistemas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação (UFG/FE), Goiás, Goiânia, 2007.

NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Acocuntability em educação: Políticas educativas e regulação da qualidade. VIII Jornadas de Sociologia de La UNLP. 3 al 5 de diciembre de 2014. Ensenada. Argentina. Em Memoria Académica.

NARDI, Elton Luiz; LAGARES, Rosilene; BEARZI, Ana Elica. Regulação por resultados e reconfigurações em arranjos institucionais endereçados ao governo democrático da educação. Educação em Revista, UFMG, nº 39, 2022. Disponível em: https://scielo.org.br/ Acesso em: 22 jul. 2022.

PALMAS, Câmara Municipal de Taquarussu do Porto. Lei n°28 de 29 de dezembro de 1989. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/ Acesso em: 25 set. 2022.

PALMAS, Câmara Municipal. Lei Orgânica, de 05 de abril de 1990. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 25 set. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei nº 4 de 1989. Institui o quadro de pessoal da prefeitura municipal e Cria Secretária Municipal da Educação. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 25 set. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 44 de 1990. Cria o conselho municipal de educação e dá outras providências. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 25 set. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei nº 118 de 1991. Reestrutura a secretaria municipal de educação, cultura e esportes, e dá outras providências. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 25 set. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 467 de 06 de janeiro de 1994. Institui o conselho diretor de educação da secretaria de educação, cultura e desportos do município de Palmas. Disponível em:

https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei nº 516 de 1995. Cria o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e dá outras providências. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/

Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 679, de 24 de setembro de 1997. Institui o prêmio "minha escola um cartão postal" para as escolas da rede pública de ensino do município de Palmas. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 1256 de 22 de dezembro de 2003. Institui e regulamenta o programa escola autônoma de gestão compartilhada nas unidades escolares da rede pública municipal. Disponível em: :https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 1350, de 09 de janeiro de 2004. Institui o sistema municipal de ensino de Palmas e dá outras providências. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/

Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 1.445 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Município de Palmas – PCCR. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 2.238 de 19 de janeiro de 2016. Plano Municipal de Educação de Palmas – PME (2015 – 2025). Palmas – TO. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei n° 2.163 de julho de 2015. Institui o programa educacional salas integradas no âmbito da secretaria municipal da educação, e adota outras providências. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei nº 1911 de 2012. Institui o fórum permanente da educação de palmas, na forma que especifica. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/ Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Câmara Municipal. Lei nº 1916 de 2012. Institui o símbolo da educação integral da rede pública municipal de palmas, na forma que especifica. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Sistema de Avaliação Educacional de Palmas-SAEP, Palmas/TO, 2020. Disponível em: http://semed.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Secretaria Municipal da Educação-SEMED. Relatório geral do número de professores da rede municipal. Diretoria de Recursos Humanos. Palmas/TO, 2020. [mimeo]

PALMAS. Secretaria Municipal da Educação-SEMED. Números de matrículas. Sistema Integrado de Gestão Escolar - SIGE. Disponível em: http://semed.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Sistema de Avaliação Educacional de Palmas-SAEP, Palmas/TO, 2020. Disponível em: http://semed.palmas.to.gov.br/Acesso em: 20 jun. 2022.

PALMAS. Portaria Gab/Semed Nº 775, de 31 de outubro de 2018. Institui o Sistema Integrado de Matrícula de Palmas - SIMPALMAS, para matrícula na Educação Infantil e para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, na forma que especifica. Disponível em: http://semed.palmas.to.gov.br/socef/public/arquivos/Portaria.pdf Acesso em: 20 jun.2022.

RODRIGUES, Rute Soares. Planos Nacional e Municipais de Educação no Tocantins e Institucionalização do Sistema Nacional de Educação: perspectivas e contradições. Dissertação [Mestrado em Educação]. Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Acadêmico). Palmas, TO, 2018.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, nº 44, maio/agosto, 2010.

SILVA, Ana Cléia Gomes da. Accountability e arranjos institucionais das políticas e gestão da educação pública do Município de Palmas/TO – 1989-2020: regulação por resultados e/ou governo democrático. Dissertação [Mestrado Acadêmico]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.

SILVA, Ana Cléia Gomes da; OLIVEIRA, Claudius Vinicius Souza. A Política de Responsabilização e o Ideb no Município de Palmas/TO. Seminário Nacional da Rede MAPA (4.: 2019: 12 e 13 de novembro: Palmas, TO). Anais do IV Seminário Nacional da Rede MAPA / Rosilene Lagares (coordenadora). – Joaçaba, SC: Unoesc, 2019.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; ROSTIROLA, Camila Regina; VÁZQUEZ, Jaime Moreles. (org.) Dispositivos de accountability em perspeciva: limites e alternativas à política de avaliação educacional. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. Políticas de accountability em educação: perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.