Estudos sobre “currículo” na formação de professores de educação física
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Palavras-chave

Escola
Currículo
Educação física

Como Citar

Santos, C. A. F. dos. (2024). Estudos sobre “currículo” na formação de professores de educação física. Revista Contemporânea De Educação, 19(44), 44–63. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/56667

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender como o tema de estudo “currículo” é abordado no itinerário formativo do curso de educação física da Universidade Federal do Pará, campus Belém. Parte-se do pressuposto de que a educação física, enquanto componente obrigatório da escola, se articula às bases teórico-práticas do currículo, sendo necessário seu estudo na formação inicial de professores. Realizou-se pesquisa documental do ementário do curso investigado e foi constatado que enfoques temáticos do currículo se manifestam de forma implícita e análoga às disciplinas da formação, e que o curso não dispõe de disciplina específica sobre esse fenômeno educacional. O estudo revela a necessidade de que “currículo” seja considerado um objeto de estudo nas dinâmicas formativas
da educação física.
Palavras-chave: Currículo; Formação inicial de professores; Educação física

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