Estudos sobre “currículo” na formação de professores de educação física

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Carlos Afonso Ferreira dos Santos

Résumé

O artigo tem por objetivo compreender como o tema de estudo “currículo” é abordado no itinerário formativo do curso de educação física da Universidade Federal do Pará, campus Belém. Parte-se do pressuposto de que a educação física, enquanto componente obrigatório da escola, se articula às bases teórico-práticas do currículo, sendo necessário seu estudo na formação inicial de professores. Realizou-se pesquisa documental do ementário do curso investigado e foi constatado que enfoques temáticos do currículo se manifestam de forma implícita e análoga às disciplinas da formação, e que o curso não dispõe de disciplina específica sobre esse fenômeno educacional. O estudo revela a necessidade de que “currículo” seja considerado um objeto de estudo nas dinâmicas formativas
da educação física.
Palavras-chave: Currículo; Formação inicial de professores; Educação física

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Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Educação Física pela UFPA.

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