Résumé
O artigo tem por objetivo compreender como o tema de estudo “currículo” é abordado no itinerário formativo do curso de educação física da Universidade Federal do Pará, campus Belém. Parte-se do pressuposto de que a educação física, enquanto componente obrigatório da escola, se articula às bases teórico-práticas do currículo, sendo necessário seu estudo na formação inicial de professores. Realizou-se pesquisa documental do ementário do curso investigado e foi constatado que enfoques temáticos do currículo se manifestam de forma implícita e análoga às disciplinas da formação, e que o curso não dispõe de disciplina específica sobre esse fenômeno educacional. O estudo revela a necessidade de que “currículo” seja considerado um objeto de estudo nas dinâmicas formativas
da educação física.
Palavras-chave: Currículo; Formação inicial de professores; Educação física
Références
APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. 3ed. Artmed: Porto Alegre, 2016.
ARROYO, M. G. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENTES, L. M. N. Paisagens transitórias: um mapa da produção do conhecimento sobre o currículo da educação física escolar (2006-2016). 2019. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, M. V. (org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 159-176.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 69-88, agosto/1999.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.328 de 1º, de dezembro de 2001. Introduz a palavra “obrigatório” após a expressão “curricular”, constante do § 3o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2001]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10328.htm#:~:text=LEI%20No%2010.328%2C%20DE,e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.
CASTELLANI FILHO, L. Política Educacional e Educação Física. Campinas: Autores Associados, 1998.
CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (org.). Currículo: questões atuais. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 103-143.
CORREIA, W. R. Educação Física escolar: o currículo como oportunidade histórica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 831-36, jul./set., 2016.
FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SILVA, S. P. Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 9-24, set. 2009.
KELLY, A. V. O currículo: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA, A. F. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
NUNES, M. L. F.; RÚBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade dos sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 55-77, jul./dez. 2008.
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
ROCHA, M. A. B. da et al. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 178-194, jan./abr. 2015.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
UFPA. Faculdade de Educação Física. Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura. 2012a.
UFPA. Faculdade de Educação Física. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física: ementário. 2012b.
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
© Revista Contemporânea de Educação 2024