BNCC para a geografia: disputas por uma geografia nacional?

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Phelipe Florez Rodrigues
Hugo Heleno Camilo Costa

Resumo

Este artigo objetiva analisar as intercessões discursivas dinamizadas na relação entre a BNCC e a geografia focalizando o ensino fundamental. Abordando documentos oficiais - a matriz curricular normatizada e pareceres técnicos produzidos por sujeitos da comunidade disciplinar, discutiremos como as ideias de competências e currículo nacional produziram efeitos para/na geografia. Para isto, dialogaremos com estudos curriculares de Lopes e Macedo, objetivando discutir o currículo como discurso político. Na Geografia, busca-se problematizar a discursividade produzida no contexto da BNCC tensionando o discurso curricular e a análise dos pareceres técnicos a partir dos estudos de Ernesto Laclau. Pontuamos que as tentativas de responsividade acerca dos nomes nacional e competências jamais chegarão a respostas plenas sobre os questionamentos dinamizados nas escolas, espaços políticos que forjam a pluralidade do Brasil.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar
Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2016) e Doutorado em Educação (2020) pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Proped/UERJ. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2021 - em curso). Pesquisador do Grupo Políticas de Currículo e Cultura (PROPED/UERJ), do Laboratório de Ensino/Pesquisa em Geografia do Araguaia (UFMT). Seu foco investigativo está nas políticas envolvidas no debate sobre currículo, globalização ensino de Geografia e avaliações. Possui publicações qualificadas no Brasil e no exterior. Atua como docente, em nível superior, nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, especificamente nos campos: Currículo, didática e avaliação. Seus trabalhos articulam os seguintes temas: Políticas de Currículo, políticas de avaliação, Política Educacional, Ensino de Geografia e Teoria do Discurso.

Hugo Heleno Camilo Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PRoPEd/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEDU/UFR). É Procientista e líder do NECSUS (Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades/DGP-CNPq). Suas produções contam com apoio do CNPq e da Faperj. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8833-976X . E-mail: hugoguimel@gmail.com / hugo.costa@uerj.br

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