A geograficidade do evento-aula: um breve ensaio

Resumo

Associado ao campo da Geografia da Educação (GdE), este texto explora o papel da geografia no entendimento de uma questão educacional que difere integralmente dos temas pertinentes à Geografia Escolar. Concentro-me na descrição da espacialidade do evento-aula, destacando a variabilidade histórico-pedagógica dos modos como os espaços são organizados ao seu advento. A reflexão, de tom ensaístico, enfatiza a capacidade que um evento desse tipo possui em refletir um conjunto de tensões associadas à implementação de diferentes ideias pedagógicas. Em termos organizativos, divido-o em três seções, sendo duas dedicadas à exploração dos modelos de ordenamento espacial vinculados às concepções tradicional e renovada, e a terceira que apresenta certos modos de "ver" geograficamente os padrões espaciais subjacentes.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62078
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Contemporânea de Educação