Inserção docente de uma professora de matemática egressa do PIBID
PDF (Português (Brasil))

Keywords

inserção profissional docente
PIBID
ensino de matemática

Abstract

O artigo focaliza a inserção profissional de uma professora de matemática que passou pelo PIBID e hoje atua no segundo segmento do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. São analisados aspectos facilitadores e dificultadores da inserção profissional docente, articulando com a sua experiência no PIBID. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo que as experiências, a formação e as expectativas da professora fossem compreendidas por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Operou-se teoricamente com Cochran-Smith, Fiorentini, Marcelo Garcia, Shulman e Tardif.

https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.14060
PDF (Português (Brasil))

References

BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.

BRASIL. DECRETO Nº 7219, DE 24 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília, DF, nov 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm

CAMPELO, T.S. Atuação de professors supervisors do PIBID na formação de pedagogos docentes: diferenciais da parceria universidade-escola básica. 2016. Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado), FE,UFRJ, Rio de Janeiro, 24/02/2016.

COCHRAN-SMITH, M. A tale of two teachers: Learning to Teach Over Time. In: Time. Kappa Delta Record, 48(3), 2012.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A.T. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e práticas formativas?. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n47, p. 917-938, 2013.

FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso. Revista Brasileira de Educação, n.10, 1999.

FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FREITAS, M. M. C. Organização escolar e socialização professional de professors iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, 2002.

GATTI, B. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, vol.31, n.113, pp.1355-1379, 2010.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009. 155p.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 213p, 1989.

MARCELO GARCIA, C; VAILLANT, D. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.

NONO, M. A. & MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. In:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006

OLIVEIRA, A. Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação. Educação Unisinos, v. 17, n. 3, p. 271-280, 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.

VELHO, G. Projeto e Metaforfose: Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).