Abstract
Em torno das disputas históricas pela definição da noção de cultura nas ciências sociais, pode-se destacar o papel assumido por Pierre Bourdieu e Raymond Williams no campo da sociologia da cultura e dos estudos culturais, no que se refere principalmente às questões da produção e reprodução das práticas e obras culturais. Entendendo as especificidades dos campos intelectuais e os contextos específicos em que desenvolvem suas análises, tomar-se-á a ideia de cultura desses dois autores, atentando-se para aproximações e contribuições que suas investigações possibilitam às análises do campo educacional e, principalmente, da cultura escolar.References
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 46-81.
________________; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. 2.ed. São Paulo: Boitempo editorial, 2007.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.
FARIA FILHO, L.M. F.; GONÇALVES, I.A. Cultura escolar. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010, CD-ROM.
GLASER, André. Raymond Williams: materialismo cultural. ED. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2011.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Orgs.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
SETTON, Maria da Graça J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.20, p.60-70, maio-ago. 2002.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. ED. Rio de Janeiro: Zahar: 1979.
___________________. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
___________________. Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. ED. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).