Abstract
O artigo discute parte dos resultados de pesquisa de doutorado (PIMENTEL, 2011) e tem por objetivo analisar algumas estratégias usadas pelas crianças para lidar com a cultura (GOUVÊA, 2007; SARMENTO e GOUVÊA, 2008). Para compreender a dimensão da linguagem e a relação significante-significado, aborda a função simbólica analisada por Piaget (1956), percebendo com Bakhtin (1993) que não é possível descartar as condições de produção de sentidos como uma luta de forças. Considerando as condições materiais e as relações interpessoais para a produção do conhecimento, as análises do que foi observado em pesquisa são pontuadas por implicações pedagógicas sobre leitura de livros de literatura infantil.References
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato (1919/1921). Toward a Philosophy of Act. Translated by V. Liapunov: University of Texas Press, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 11ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.
BRESSON, François. A leitura e suas dificuldades. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade. 2001. pp. 25-34.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: Literatura: ensino fundamental. Coordenação: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson . Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. pp.183-204. (Coleção Explorando o Ensino; v.20).
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).