NARRATIVAS MEMORIALÍSTICAS: MEMÓRIA E LITERATURA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Literatura
Cultura
Memória.

Abstract

Ao realizar o presente artigo, um dos objetivos iniciais foi refletir sobre uma “arte docente” naescolarização da literatura a partir das experiências narrativas literárias que possibilitassem oencontro e o diálogo entre a identidade cultural e a palavra encarnada da memória.A metodologia foi centrada na própria poiesis da narrativa que provém da materialidade dodiscurso memorialístico, reascendendo o fogo primitivo que sobrevive num sujeito muitasvezes atrelado à massificação das experiências e ao esvaziamento do significar. Defendemos assim a persistência da memória diante de uma crescente ausência da arte da narrativa.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1648
PDF (Português (Brasil))

References

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. São Paulo, Difusão Européia, 2000.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. A teoria do romance. 3ª ed. São Paulo: Unesp,

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

CÂNDIDO, Antônio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).