Abstract
A inserção quantitativa de práticas educativas ambientais nas escolas de educação básica no Brasil já é uma realidade, embora os estudos indiquem sua fragilidade qualitativa. Entre os aspectos a serem compreendidos em busca dessa qualidade, está a prática profissional dos professores. São muitas as questões que se pode colocar para essa análise, mas este artigo selecionou a formação e a atuação dos professores nas escolas públicas - e a questão da autonomia -, buscando subsídios teóricos nos estudos sobre esses temas já consolidados na área da educação, para pensar sua contribuição para a educação ambiental como processo educativo consistente.References
BARRETO, E.S.S. Políticas e práticas de formação de professores da educação básica no Brasil: um panorama nacional. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v.27, n1, p 39-52, jan./abr. 2011.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CRUZ, L.G.; TEIXEIRA, L. A.; MAIA, J. S. S.; FESTOZO, M. B.; TOZONI-REIS, M. F.C. Fontes de informação utilizadas por professores para a prática educativa ambiental na escola: identificando e analisando referências e estratégias docentes. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no Campo da formação e trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV ENDIPE, 2010.
CUNHA, L.A. Contribuição para a análise das interferências mercadológicas nos currículos escolares. Revista Brasileira de Educação. v.16, n.48, set/dez 2011.
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).