PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? O CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE UMA AGENDA POLÍTICA CRÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação Ambiental
corrente de pensamento político-pedagógica
classificação tipológica weberiana.

How to Cite

Pomier Layrargues, P. (2012). PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? O CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE UMA AGENDA POLÍTICA CRÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICA. Revista Contemporânea De Educação, 7(14), 388–411. https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1677

Abstract

O presente ensaio problematiza a categorização das correntes de pensamento políticopedagógicas na Educação Ambiental. A ideia que se quer debater é de que a Educação Ambiental brasileira está vivendo uma crise de identidade, que se manifesta tanto na contradição entre teoria e prática em diversas expressões da sua vivência pedagógica -- que continuamente afasta sua práxis da radicalidade da crítica anticapitalista; como na dificuldade de se superar o pragmatismo atualmente hegemônico. A partir da análise do quadro atual e tendencial, investigamos quais elementos poderiam compor uma agenda política na direção de outro projeto societário.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1677
PDF (Português (Brasil))

References

AVANZI, M.R. Ecopedagogia. In: LAYRARGUES, P.P. (Org.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004. p. 35-49.

BENYUS, J.M. Biomimicry: innovation inspired by Nature. New York: William Morrow.1997.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOURDIEU, P. Lições da aula. São Paulo: Editora Ática, 2001.

CARVALHO, I.C. de M. A configuração do campo de pesquisa em Educação Ambiental: considerações sobre nossos autorretratos. In: Pesquisa em Educação Ambiental, 4(2):127-134. 2009.

CHAUÍ, M. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 9ª ed., São Paulo: Cortez, 2001.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.