Abstract
Este artigo aborda a trajetória acadêmico-científica de Luiz Antonio Cunha considerando: a articulação entre a sociologia da educação e a história da educação presente no conjunto de sua produção, com destaque para as duas trilogias que reconstruíram a gênese e o desenvolvimento respectivamente do ensino superior e do ensino profissional no Brasil; sua militância científica manifesta na participação ativa na mobilização do campo educacional e nas análises da conjuntura educacional brasileira; seu novo projeto de investigação, em andamento, sobre a laicidade na educação.References
BAUDELOT, Christian & ESTABLET, Roger (1971). L''ecole capitaliste en France. Paris, Maspero.
BAUDELOT, Christian & ESTABLET, Roger (1994). O nível educativo sobe: refutação de uma velha ideia relativa à pretensa decadência das nossas escolas. Porto, Porto Editora.
BOURDIEU, Pierre (1998). Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
BOURDIEU, Pierre (2001). Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
CUNHA, Luiz Antonio (1973a). Política educacional no Brasil: a profissionalização no ensino médio. Rio de Janeiro, Eldorado.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).