Abstract
Em seu presente número, a Revista Contemporânea de Educação (RCE) apresenta um variado conjunto de trabalhos que têm por eixo comum a investigação sobre a contemporaneidade da educação, em algumas de suas questões mais pungentes: a relação política-educação, as modalidades de ensino, as estratégias de aprendizagem e a relação infância-escola.
Essa vem sendo a orientação geral da revista, desde a sua criação, e entendemos ser aquilo que de mais importante marca a sua concepção editorial: a tentativa renovada de manter aberta uma ligação direta com o contemporâneo, em toda a sua complexidade e sua característica pluralidade. Nesse sentido, a investigação dos problemas relativos à educação, feita também na interseção e experimentação de tal complexidade, torna a percepção e o entendimento do contemporâneo um desafio ainda maior para todos aqueles que se dedicam à sua pesquisa.
De forma a melhor aproveitar o expressivo volume de trabalhos que temos recebido na RCE, este número foi editado a partir de diferentes temáticas no campo da educação. Essa será, aliás, a política editorial que adotaremos: a alternação de números temáticos, com outros, de chamada livre de artigos.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).