Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Permanência universitária
habitus estudantil
ensino superior.

Abstract

Este artigo visa analisar a permanência universitária com foco em estratégias e procedimentos selecionados pelos estudantes oriundos de escola pública para se manterem na universidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com estudantes universitários oriundos de escola pública. O principal referencial teórico é Pierre Bourdieu. Os resultados indicam que os estudantes valorizam o respaldo institucional financeiro, porém assumem estratégias individuais para a solução de dificuldades pedagógicas e culturais. Conclui-se que as políticas de permanência universitária têm favorecido os estudantes economicamente, mas pouco têm contribuído para que superem as suas dificuldades culturais e pedagógicas.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20361
PDF (Português (Brasil))

References

ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Revista Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 56, n.3, p. 571-603, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 71-79.

BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 59-73.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ionne Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

BRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo; NAKAMURA, Paulo Hideo; ARAÚJO, Edineide Jezine Mesquita. Fatores que influenciam na permanência de alunos em instituições superiores: estudo-piloto na UFPB. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXV, 2017, Brasília. Anais... Brasília/DF: Faculdade de Educação, UnB, 2017, p.1-24. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/0Bw_ptI_xxOGFR2Z1azlkX1EyLVU> Acesso em abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. p. 1.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm> Acesso em mar. 2018.

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves; CORDEIRO, Ana Luisa Alves. Estratégias de permanência de estudantes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXIII, 20 a 23 de maio de 2015, Instituto de Ciências da Educação, UFPA, Belém/PA. Anais... 2015. Disponível em: <http://www.obeduc.uerj.br/arquivos/AnaisRedeUniversitas2705.pdf> Acesso em: abr. 2018.

COSTA, Márcia Cristina. Os impactos da política de assistência estudantil no rendimento acadêmico. Revista Contemporânea de Educação. v. 11, n. 22, p. 351-366, ago/dez de 2016. Disponível em: file:///C:/Users/GrupodePesquisa/Downloads/2214-11765-3-PB.pdf Acesso em set. 2018.

GIMENEZ, Felipe Vieira; MACIEL, Carina Elisabeth. A categoria permanência na educação superior: o que revelam as pesquisas? In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXIV, 18 a 20 de maio de 2016, UEM Maringá/PR. Anais... 2016. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos_5.htm> Acesso em jan. 2018.

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MALANGE, Fernando Cezar Vieira; BARBOSA, Valci Aparecida. Programa de assistência estudantil na UNEMAT: política de permanência? In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXIV, 18 a 20 de maio de 2016, UEM Maringá/PR. Anais... 2016. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos_5.htm> Acesso em out. 2017.

MONGIM, Andrea Bayerl. Projetos de escolarização e ingresso de estudantes negros na universidade em contexto de ações afirmativas. Revista Contemporânea de Educação, v. 12, n. 23, p. 143-159, jan/abr de 2017. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3230/7622 Acesso em set. de 2018.

NODARI, Douglas Ehle; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. A permanência na educação superior, os índices de sucesso e as medidas adotadas para a sua melhoria. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXV, 2017, Brasília. Anais... Brasília/DF: Faculdade de Educação, UnB, 2017, p. 1-17. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/0Bw_ptI_xxOGFR2Z1azlkX1EyLVU> Acesso em jul. 2017.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice; A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A realidade social segundo Bourdieu: o espaço social, os campos e os tipos de capital (econômico, cultural, simbólico e social). In: Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 29-47.

NUNES, Roseli Souza dos Reis; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Elementos que interferem na permanência do estudante na Educação Superior pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXIII, 20 a 23 de maio de 2015, Instituto de Ciências da Educação, UFPA, Belém/PA. Anais... 2015. Disponível em: <http://www.obeduc.uerj.br/arquivos/AnaisRedeUniversitas2705.pdf> Acesso em out. 2017.

NUNES, Roseli Souza dos Reis; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. A assistência estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso: aspectos socioeconômicos de estudantes beneficiados. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXIV, 18 a 20 de maio de 2016, UEM Maringá/PR. Anais... 2016. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos_5.htm> Acesso em mar. 2017.

NUNES, Roseli Souza dos Reis; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Desafios da permanência para estudantes com vulnerabilidades socioeconômicas no contexto da educação superior pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, XXV, 2017, Brasília. Anais... Brasília/DF: Faculdade de Educação, UnB, 2017, p. 1-24. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/0Bw_ptI_xxOGFR2Z1azlkX1EyLVU> Acesso em jul. 2017.

OLIVEIRA, Maísa Aparecida. A atividade discente na universidade: os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

OLIVEIRA, Melina Del’Arco de; MELO-SILVA, Lucy Leal. Estudantes universitários: a influências das variáveis socioeconômicas e culturais na carreira. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – SP, v. 14, n.1, p. 23-34, Jan/Jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a03.pdf> Acesso em: set. 2017.

ORTIZ, Renato. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática, 1994. p. 7-36.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v19n3/10.pdf> Acesso em: set. 2017.

SANTOS, Dyane Brito Reis. Curso de branco: uma abordagem sobre acesso e permanência entre estudantes de origem popular nos cursos de saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista Contemporânea de Educação, v. 12, n. 23, p. 31-50, jan/abr de 2017. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3229/7579 Acesso em set. de 2018.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70. Mai/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05> Acesso em: out. 2017.

SILVA, Hellen Cristina Xavier da; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Permanência universitária: para além da assistência econômica. In: EDUCERE – XIII CONGRESSO. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas, 28 a 31 de agosto de 2017. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC, Curitiba/PR. Anais... 2017.

SILVA, Maria das Graças Martins da; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Acesso nas políticas da Educação Superior: dimensões e indicadores em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, p. 727-747, nov. 2013.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Pesquisa Qualitativa. In: Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p. 116-170.

VALLE, Ione Ribeiro. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 411-437, jan./abr. 2013.

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 224-250, jan/abr. 2015.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).