Abstract
O presente artigo analisa a contribuição de Ana Waleska Pollo Campos Mendonça (1946-2017) para o desenvolvimento da pesquisa em História da Educação (HE) no Rio de Janeiro e no Brasil. Para efeito de estruturação do presente artigo, iniciaremos apresentando algumas temáticas e questões que perpassaram os seus interesses de pesquisa e que a levaram a participar do movimento que estamos chamando de virada historiográfica (na HE) dos anos 1980-1990. Este tema será abordado no primeiro tópico, enquanto o segundo atribuirá atenção à sua participação no processo de internacionalização deste campo. O terceiro tópico destaca alguns nexos e achados atinentes ao desenvolvimento de seus
estudos, enquanto o quarto tópico centra o foco nas referências teórico- metodológicas que orientaram as pesquisas de seu grupo nos últimos anos. Nas considerações finais, fazemos um breve balanço de sua contribuição acadêmica, sugerindo que sua trajetória foi exemplar no que tange às dinâmicas de construção identitária dos profissionais – em formação e em exercício – envolvidos com o ensino e a pesquisa em HE.
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