Resumo
Nesse artigo sobre o conhecimento geográfico nas escolas, a autora argumenta que considerar que o conhecimento do professor é enquadrado e objetivo limita nossa compreensão de como os professores usam sua expertise disciplinar. É necessário compreender a geografia acadêmica e a escolar como constructos epistêmicos dinâmicos, o que significa que precisamos reavaliar como nós compreendemos o conhecimento do professor sobre a matéria a ser ensinada e sobre a “expertise” disciplinar. Formas alternativas de considerar o conhecimento do professor são focalizadas e a autora argumenta que isso reflete uma conceitualização do conhecimento que pode auxiliar os professores a preparar os estudantes para um mundo pós-moderno. As teorias abordadas nesse estudo, e particularmente aquela sobre a “matéria disciplinar psicologizada” podem dar suporte aos professores de geografia para desenvolver o tipo de expertise disciplinar que envolve e articula o seu conhecimento geográfico formal e informal na sua prática docente e no seu desenvolvimento profissional.
Referências
Bale, J., & McPartland, M. (1986). Johnstonian anarchy, inspectorial interest and the undergraduate education of PGCE geography students. Journal of Geography in Higher Education, 10(1), 61-70.
Banks, F., Leach, J., & Moon, B. (1999). New understandings of teachers' pedagogic knowledge. In J. Leach & B. Moon (Eds.), Learners and Pedagogy (pp. 89-110). London: Paul Chapman.
Barrett-Hacking, E. (1996). Novice Teachers and their Geographical Persuasions. International Research in Geographical and Environmental Education, 5(1), 77-86.
Brooks, C. (2007) Towards understanding the influence of subject knowledge in the practice of ‘expert' geography teachers, unpublished PhD thesis, Institute of Education, University of London.
Brooks, C. (2010) Developing and reflecting on subject expertise in C.Brooks (ed) Studying PCGE Geography at M Level. London: Routledge.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Revista Contemporânea de Educação
