CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Geographical knowledge. Teacher's knowledge. Pedagogical content knowledge. Psychologising subject matter

Abstract

Nesse artigo sobre o conhecimento geográfico nas escolas, a autora argumenta que considerar que o conhecimento do professor é enquadrado e objetivo limita nossa compreensão de como os professores usam sua expertise disciplinar. É necessário compreender a geografia acadêmica e a escolar como constructos epistêmicos dinâmicos, o que significa que precisamos reavaliar como nós compreendemos o conhecimento do professor sobre a matéria a ser ensinada e sobre a “expertise” disciplinar. Formas alternativas de considerar o conhecimento do professor são focalizadas e a autora argumenta que isso reflete uma conceitualização do conhecimento que pode auxiliar os professores a preparar os estudantes para um mundo pós-moderno. As teorias abordadas nesse estudo, e particularmente aquela sobre a “matéria disciplinar psicologizada” podem dar suporte aos professores de geografia para desenvolver o tipo de expertise disciplinar que envolve e articula o seu conhecimento geográfico formal e informal na sua prática docente e no seu desenvolvimento profissional.

 

https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2335
PDF (Português (Brasil))

References

Bale, J., & McPartland, M. (1986). Johnstonian anarchy, inspectorial interest and the undergraduate education of PGCE geography students. Journal of Geography in Higher Education, 10(1), 61-70.

Banks, F., Leach, J., & Moon, B. (1999). New understandings of teachers' pedagogic knowledge. In J. Leach & B. Moon (Eds.), Learners and Pedagogy (pp. 89-110). London: Paul Chapman.

Barrett-Hacking, E. (1996). Novice Teachers and their Geographical Persuasions. International Research in Geographical and Environmental Education, 5(1), 77-86.

Brooks, C. (2007) Towards understanding the influence of subject knowledge in the practice of ‘expert' geography teachers, unpublished PhD thesis, Institute of Education, University of London.

Brooks, C. (2010) Developing and reflecting on subject expertise in C.Brooks (ed) Studying PCGE Geography at M Level. London: Routledge.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).