Abstract
Em sua longa carreira, K. Popper nunca deixou de se interessar pelas questões educacionais, como testemunham seus primeiros trabalhos, realisados no Instituto de Pedagogia de Viena, nos anos 1920, assim como inúmeras análises dedicadas pelo filósofo ao problema da aprendizagem, em sua obra da maturidade e em textos tardios. O estudo desses diversos escritos revela uma teoria pedagógica original, igualmente distante de concepções tradicionais e de teses contemporâneas de inspiração construtivista. Sua principal tese é a do papel essencial, no processo de aprendizagem e na formação da mente, da interação crítica do sujeito com o universo dos saberes instituídos (o « terceiro mundo » do « conhecimento objetivo »).
References
Firode A. « La notion de problème chez K. Popper et ses implications pédagogiques », revue Recherches en éducation, n° 6, 2009, pp. 33-41.
Firode A. « Pensée et langage chez K. Popper et L. Vygotski », revue Recherches en éducation, hors série n° 3, 2011, pp. 94-105.
Firode A. Théorie de l'esprit et pédagogie chez K. Popper, le « seau » et le « projecteur », Paris : L'Harmattan, 2012.
Firode A. « Représentation et théorie : une analyse critique du point de vue constructiviste », revue Recherches en éducation, n° 17, 2013, pp. 15-29.
Firode A. « Epistémologie et pédagogie chez K. Popper et J. Piaget », revue Recherches en éducation, n° 22, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).