A relação família e escola na educação infantil

Abstract

O artigo analisa como a literatura na área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola na Educação Infantil. Realizou-se uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO. A partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise revelou que as divergências entre as concepções de professores e responsáveis sobre o compartilhamento da educação de crianças pequenas entre a escola e a família é o principal tema apresentado nas publicações. Conclui-se que há uma lacuna nas investigações brasileiras que  abordem a  relação família e escola de Educação Infantil sob a ótica das desigualdades sociais.

https://doi.org/10.20500/v15i33.37395
PDF (Português (Brasil))

References

ALVES, de L. N.N. Educação da infância: o lugar da participação da família na instituição educativa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - ANPAE, [S.l.], v. 32, n. 1, p. 267-285, jun. 2016. ISSN 2447-4193.

ANASTÁCIO, de A. H. K. A.; PASUCH, J. Família e escola: uma participação interativa no contexto da Educação Infantil. Revista Eventos Pedagógicos, v. 2, n. 1 (2. ed. rev. e aum.), p. 42-49, jan./jul. 2011.

BAHIA, C. C.; MOCIUTTI, S.. A construção da relação creche-família no berçário: contribuição da pesquisa-formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 371-386, 2017.

BHERING, Eliana & DE NEZ, Tatiane Bombardelli. Envolvimento de pais em creche: possibilidades e dificuldades de parceria. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.1, pp.63-73. ISSN 0102-3772.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2. ed. 1982.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB nº 20/09 e Resolução CNE/CEB nº 05/09. Brasília. 2009.

BROOKE, N.; SOARES, J.F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CASANOVA, L. V.; FERREIRA, V. S. Creche: Lugar para ficar ou para aprender? As famílias respondem. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 54, p. 95–112, 27 abr. 2017.

CHAMBOREDON, J.; PREVOT, J. Le “métier d’enfant”. Définition sociale de la prime enfance et fonctions différentielles de l’école maternelle. Revue Française de Sociologie, v. XII, p. 295-335, 1973.

COSTA, M. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 455-469, 2008.

COSTA, A. S. A interação entre escola e família: desenvolvimento das crianças na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 262-273, nov./dez. 2015.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n.116, p.245-262, jun. 2002.

FERNANDES, P. L. Quem aprende na Educação Infantil? a escola ensinando a ser boa mãe. In: Educação – Revista do Centro de Educação. Santa Maria, v. 31, n. 1, p. 53-66, 2006.

FERNANDES, S. F.; GIMENES, N.; DOMINGUES, dos R. J. Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 47, n. 163, p. 320-341, 2017.

FERREIRA, S.L.G.; TRICHES, M.A. O envolvimento parental nas instituições de educação infantil. Revista Pedagógica, Chapecó, v.11, n.22, 2009.

FERREIRA, S. H. de A., & BARRERA, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. Psico (Porto Alegre), v. 41, n. 4, p. 12, 2010.

GARCIA, Heloisa Helena Genovese de Oliveira and MACEDO, Lino de.Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão. Cad. Pesqui.[online]. 2011, vol.41, n.142, pp.208-227. ISSN 0100-1574.

JOIGNEAUX, C. (2013). Littératie, forme et inégalités scolaires: le cas de la scolarisation de l'école maternelle. Le francais aujourd'hui, (4), 41-50.

KOHN, M. Social class and parent-child relation- ships: An interpretation. American Journal of Sociology, 1963, 68, 471-480.

KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 797-818, 2006.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, B. A transmissão familiar da ordem desigual das coisas. Sociologia, Porto, v. 21, n. 1, p. 13-22, 2011.

LAREAU, A. Unequal childhoods: class, race, and family life. Berkeley: University of California Press, 2003.

LIMA, L. P. DE; SILVA, A. P. S. DA. A relação entre a Educação Infantil e as famílias do campo. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 475–483, dez. 2015.

MARANHAO, G. D.; SARTI, A. C. Cuidado compartilhado: negociações entre famílias e profissionais em uma creche. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.22, pp.257-270. ISSN 1414-3283.

MARCOS, S. C. A relação família e instituições de educação infantil: implicações sobre o ensino de família para as crianças pequenas. Colloquium Humanarum, v. 11, n. 2, p. 35–44, 20 dez. 2014.

MARCOS, S. C. As novas configurações familiares: o relacionamento entre os educadores infantis e as famílias das crianças. Colloquium Humanarum, v. 12, n. 1, p.45-54, jan/mar 2015.

MARTINS, G. D. F. et al. Fatores associados à não adaptação do bebê na creche: da gestação ao ingresso na instituição. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 241–250, set. 2014.

MELHISH, E. C., PHAN, M. B., SYLVA, K., SAMMONS, P., SIRAJ-BLATCHFORD, I., & TAGGART, B. Effects of the home learning environment and preschool center experience upon literacy and numeracy development in early primary school. Journal of Social Issues, 64, 95–114, 2008.

MONÇÃO, G. M. A. O compartilhamento da educação das crianças pequenas nas instituições de educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.652-679. ISSN 0100-1574.

MONTANDON, C.; LONGCHAMP, P. L’expérience de l’autonomie chez l’enfant: une question récurrente dans la socialisation de l’enfant. Genève: Université de Genève, 2003.

MORO, S. C.; GOMIDE, I. C. P. O conceito de infância na perspectiva de mães usuárias e não usuárias de creche. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 13, n. 26, p. 171-180, Dec. 2003 .

NÉIA, A. P.; CUNHA, M. M. A educação infantil e a família. Revista Eventos Pedagógicos, v.4, n.1, p. 41 - 50, mar. – jul. 2013.

NOGUEIRA, M. A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, Portugal, v. XL, n.176, pp.563-578, 2005.

NOGUEIRA, M. A. Classes Médias e Escola: novas perspectivas de análise. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n.1, p 213-231, 2010.

OLIVEIRA, D. A relação entre cuidar e educar nos espaços de vida coletiva na creche. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 77-87, nov./dez. 2015.

PLAISANCE, E. Para uma sociologia da pequena infância. Educ. Soc., Campinas , v. 25, n. 86, p. 221-241, Apr. 2004.

PINHEIRO, I. C. M. Mães e professoras de pré-escola: encontros e desencontros. Representações sociais de uma relação. s.l., 1997. [Trabalho apresentado na 20º Reunião Anual da ANPEd].

ROCHA, E. A. C. A Pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Campinas, 1999. Tese (dout.) Unicamp.

ROSEMBERG, F. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. In: FREITAS, M.C. (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo, Cortez, 2006, p. 49-85.

ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. In: XVI Encontro Nacional de Sociologia da Educação, 2013.

ROWE, M. L.; RAUDENBUSH, S. W.; GOLDIN-MEADOW, S. The pace of vocabulary growth helps predict later vocabulary skill. Child Development, v. 83(2), p. 508–525, 2012.

SAISI, N. B. Educação Infantil e família: uma parceria necessária. Educação: teoria e prática (Rio Claro, SP), v. 20, p. 21, 2010.

SILVA, O. I. A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na instituição de educação infantil. Educ. rev.[online]. 2014, n.53, pp.253-272. ISSN 0104-4060.

SIROTA, R. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, Mar. 2001.

TANCREDI, R. M. S. P.; REALI, A. M. M. R. Visões de professores sobre as famílias de seus

alunos: um estudo na área da educação infantil. s.l., 2001. [Trabalho apresentado na 24º Reunião Anual da ANPEd]

THIN, D. Para uma analise das relações entre famílias de classes populares e escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-225, maio/ago. 2006.

ZAGO, N. Prolongamentos da escolarização nos meios populares e novas formas de desigualdades educacionais. In: PAIXÃO, L. E ZAGO, N. (orgs). Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).