A relação família e escola na educação infantil

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Blenda Luize Chor Rodrigues
Maria Comes Muanis

Resumo

O artigo analisa como a literatura na área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola na Educação Infantil. Realizou-se uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO. A partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise revelou que as divergências entre as concepções de professores e responsáveis sobre o compartilhamento da educação de crianças pequenas entre a escola e a família é o principal tema apresentado nas publicações. Conclui-se que há uma lacuna nas investigações brasileiras que  abordem a  relação família e escola de Educação Infantil sob a ótica das desigualdades sociais.

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Artigos
Biografia do Autor

Blenda Luize Chor Rodrigues, University of North Carolina at Greensboro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente cursa o programa de M.S/Ph.D. no departamento de Human Development and Family Studies na University of North Carolina at Greensboro.

Maria Comes Muanis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre e doutora em Sociologia pelo IUPERJ, atual IESP. Realiza investigações sobre estraficação social e desigualdades na educação infantil, além de colaborar com projetos sobre trajetórias educacionais na rede pública do Rio de Janeiro. 

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