A universidade brasileira e o conhecimento em transição: por uma educação interdisciplinar e intercultural

Abstract

Discute-se, neste ensaio, ainda que brevemente, alguns desafios que a contemporaneidade apresenta para a universidade, sobretudo diante da transformação do paradigma de produção de conhecimento e da emergência de novas ordens de representação no contexto da globalização. No Brasil, o primeiro grande desafio que nossas instituições universitárias têm à sua frente é o de reestruturar-se como um modelo socialmente justo, voltado a oferecer alternativas às questões nacionais no âmbito social, político e cultural. Deste modo, se faz aqui a defesa que a educação interdisciplinar e intercultural potencializa o cultivo de uma produção de conhecimento que contempla a diversidade de saberes, bem como amplia as possibilidades de transformação mútua entre sujeitos e ambiente.
Palavras-chave: Universidade; Interdisciplinaridade; Interculturalidade.

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Contemporânea de Educação