Resumen
O presente texto discute aspectos relacionados com a Revista Pedagógica, periódico publicado entre 1890 e 1896 pelo Pedagogium -- Museu Escolar do Distrito Federal. Procura mostrar que a Revista desempenhou um papel significativo na produção de saberes ligados à educação e, consequentemente, na progressiva constituição do campo disciplinar pedagógico, por meio da veiculação de um discurso educacional cada vez mais especializado. Este artigo analisa o processo que levou a que a educação passasse a ser vista como um “problema social” e o desenvolvimento da idéia de que a educação poderia vir a ter um papel estratégico na superação do atraso e na promoção do progresso no Brasil.
Citas
BURKE, Peter (1992). Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter (Org). A escrita da história -- novas perspectivas. São Paulo: Unesp.
CARVALHO, José Murilo de (1999). Os bestializados -- o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3a ed. São Paulo: Cia das Letras. DUSSEL, Inés (2001). ¿Existió una pedagogia positivista? In: PINEAU, Pablo;
DUSSEL, Inés & CARUSO, Marcelo. La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Buenos Aires: Paidós.
FERNANDES, Ana Lúcia C. (2004). A “santa causa da instrução” e o “progredimento da humanidade”. Revistas pedagógicas e construção do
conhecimento pedagógico no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
GONDRA, José. Entre os frutos e o arvoredo: a docência no projeto educacional republicano (1890/1896). (1997). História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, v.2, p. 83-97.
GONDRA, José (2002). Modificar com brandura e prevenir com cautela. Racionalidade médica e higienização da infância. In: FREITAS, Marcos C e KUHLMANN Jr., Moysés (Orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).