Resumen
Este trabalho teve como objetivo descrever a repetência. A pesquisa de campo se desenvolveu em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, uma municipal e outra estadual. Segundo o estudo, as salas de aula se organizam segundo um princípio descrito pela metáfora “centroperiferia”: o professor não ensina todos os alunos. Os alunos que ficam no “centro” da sala de aula recebem mais ensino do que os que ficam na periferia. Há dois tipos de alunos no “centro”: aqueles cujas condições extra-escolares contribuíram para seu lugar privilegiado na sala de aula e alunos com condições sociais mais simples.Citas
BARBOSA, M. L. de O.; RANDALL, L. “Desigualdades sociais e formação de expectativas familiares e de professores”. Caderno CRH, Salvador, v.17, n.41, mai/ago 2004. p.299- 308.
BOURDIEU, P. “A escola conservadora: desigualdades frente à escola e à cultura”. In: NOGUEIRA, M. A. & CATANI, A. (org.), Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999. p.39-64.
BOURDIEU, P. “As categorias do juízo professoral”. In: NOGUEIRA, M. A. & CATANI, A.(org.), Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999. p.185-216.
BRESSOUX, P. “As pesquisas sobre o efeito escola e o efeito-professor”. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 38, dez 2003. p. 17-86.
CARNOY, M.; GOVE, A. K.; MARSHAL, J, H. “As razões das diferenças de desempenho acadêmico na América Latina: dados qualitativos do Brasil, Chile e Cuba”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 84, n. 206/207/208, jan/dez 2003. p. 7-33.
CHARON, J. Sociologia. Rio de Janeiro, Saraiva, 2000.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).